O principal defeito do BYD Mini Dolphin, a suspensão traseira desregulada, está com os dias contados. Comum em muitos carros importados que pisam pela primeira vez no país, a suspensão chegou fora do ‘padrão Brasil’ de qualidade, causando desconforto e falta de estabilidade para o pequeno elétrico produzido na China.
Apesar de parecer uma notícia boa, a BYD nega qualquer intervenção, pelo menos oficialmente. Mas as informações foram confirmadas pelo site InsideEVS. Técnicos da empresa estão estudando trocas de molas e suspensões para o uso diário nas esburacadas ruas do Brasil.
O defeito foi verificado durante testes com carros oferecidos pela BYD para avaliação. Os primeiros clientes também relataram a falha e estão tendo que conviver com ela. Não se sabe se a correção se estenderá a modelos já vendidos ou se resumirá às unidades zero quilômetro.
Os donos de BYD Mini Dolphin acabaram pagando pelo pioneirismo. Gastaram R$ 115 mil por um modelo na pré-venda – que foi especulado por menos de R$ 100 mil – e aguardam por alguma solução. Enquanto a BYD negar qualquer tipo de informação oficial a respeito, restará aos consumidores apenas aguardar.
O BYD Mini Dolphin veio ao Brasil em versão única de 75 cv e 13,8 kgfm de torque. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 38 kWh e a autonomia é de 280 km, de acordo com o Inmetro. A garantia é de 5 anos ou 200 mil quilômetros.