Ele é o primeiro grande lançamento da Chevrolet no ano e vem atraindo curiosidade. Como é o Novo Spin, que chega às lojas no fim de março já como versão 2025? No mínimo, é um carro que deu um salto de qualidade.
A GM resolveu mexer bem em seu crossover de 7 lugares. A começar pelo design, agora totalmente renovado e alinhado com o momento da marca. Nada menos que 42% das peças da lataria foram redesenhadas. Mas há muitas outras novidades.
Em resumo, o Spin ganhou inovações em segurança, tecnologia e também dirigibilidade. A montadora não quer perder o que ela conquistou com o carro, uma referênca de mercado entre modelos de 7 lugares, hoje consumido por famílias e motoristas profissionais – público que a GM quer aumentar.
O preço não é para todo bolso, é verdade. A marca está cobrando de R$ 119.990 a R$ 144.990 pelo modelo, a depender da versão. Ainda assim, é o mais barato da categoria. Versões de segunda mão do Spin são sempre bem disputadas, é bom lembrar quem pensa na revenda lá na frente.
Para tentar trazer mais gente para o Novo Spin, a GM deixou-o mais mais alto e trouxe itens já considerados básicos mas que ainda não estavam disponíveis no modelo, como faróis e lanternas Full LED.
Para-choque e grade contam agora com identidade exclusiva, além de elementos que chamam mais a atenção, como uma moldura que contorna toda a base do veículo. O desenho das rodas também é novo, embora não chame tanto a atenção.
Para a montadora, o interior foi onde ela mais inovou. Segundo ela, a seleção e combinação de materiais costuma estar presente apenas em categorias superiores. Os bancos dianteiros ganharam espumas de múltipla densidade, fazendo com que o peso do corpo seja distribuído de forma mais ergonômica. Para quem vai sentado atrás, a novidade está nas saídas de ar-condicionado com dutos direcionais embutidos no console da alavanca da transmissão automática.
O Novo Spin vem com tecnologias, a começar pelo painel, agora bem ocupado por uma extensa tela horizontal de alta definição. São duas telas, uma de 8 polegadas referente ao quadro de instrumentos, totalmente digital, e outra, de 11 polegadas, do multimídia Chevrolet MyLink de nova geração.
“O desenvolvimento do Novo Spin seguiu exatamente as sugestões dos grupos de usuários do veículo. Pesquisas apontaram que o produto tinha sim oportunidades para aperfeiçoamentos, incluindo acabamento e conteúdo, porém, uma exigência era que determinados quesitos não deveriam ser radicalmente alterados, caso da faixa de preço, do conceito de cabine e da parte mecânica”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing do Produto.
No quesito segurança, o Novo Spin passa a contar com 6 airbags de série, sendo o único da categoria com bolsas infláveis que se estendem até a terceira fileira de bancos. Há também alerta de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência e assistência de frenagem de urgência.
Quem optar pela versão 5 lugares, terá à disposição um porta-malas de 756 litros, o maior entre os carros de passeios fabricados no Brasil. Embora pareça vantajoso, não parece ser o perfil de vendas – que deve ser dominado por famílias grandes, em busca dos 7 lugares.
O Novo Spin tem três versões de acabamento (LT, LTZ e Premier) e duas opções de transmissão (MT6 ou AT6). O motor é o 1.8 Flex (geração SPE/4 ECO). A montadora anunciou um ganho significativo na eficiência energética, com redução de até 11% no consumo de combustível. Já acelerações e retomadas de velocidade estão mais ágeis.
Como é o Novo Spin
Confira as principais tecnologias de segurança, conectividade e conforto disponíveis para o Novo Spin. As novidades aparecem em negrito.
Segurança
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina extensivo até a terceira fileira de bancos
- Alerta de não afivelamento dos cintos de segurança dos passageiros
- Cintos dianteiros com pré-tensionadores
- Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
- Frenagem automática de emergência em baixas velocidades
- Indicador de distância do veículo à frente
- Alerta de ponto cego
- Faróis e lanternas Full LED
- Assistência de frenagem de urgência
- Ancoragem de cadeirinha infantil tipo Isofix e Top Tether
- Freios antiblocante e controle de estabilidade e tração
- Assistente de partida em aclive
Conforto & conveniência
- Ar-condicionado digital automático
- Dutos de ar para o banco traseiro no console central (AT)
- Partida do motor por botão
- Painel de instrumentos digital de 8″ personalizável
- Computador de bordo com informações do veículo, viagem e consumo
- Controlador de limite de velocidade
- Controle de cruzeiro (AT)
- Direção elétrica progressiva
- Acendimento automático dos faróis
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
- Câmera de ré digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Trava elétrica das portas e vidros com abertura/fechamento automático pela chave
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco da segunda fileira bipartido e com ajuste de inclinação do encosto
- Banco da terceira fileira rebatível
Conectividade avançada
- Multimídia MyLink de nova geração com tela de 11” com Bluetooth para até dois smartphones
- Projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
- Wi-Fi nativo com conexão para até sete aparelhos simultâneo
- Carregador sem fio para smartphones
- Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo