Esse é um debate que nunca acaba e que nunca vai acabar. Qual o carro mais bonito do mundo? É fato que nunca vamos chegar a uma resposta unânime, até porque beleza é algo subjetivo. Mas é fato também que existe no momento um modelo que vem chamando a atenção. Para muitos, o Mazda Iconic SP é o carro mais bonito do mundo – pelo menos nesse momento.
Chamam a atenção as curvas do modelo, que lembram mais uma garrafa de Coca-Cola dos anos 90. Mas ele não é ainda um carro em produção. O Mazda Iconic SP é um conceito apresentado no Salão de Tóquio, em outubro de 2023. A montadora japonesa não apresentou tantos detalhes, mas deu alguns números.
O conceito mede 418 cm de comprimento, 185 cm de largura e 115 cm de altura, com uma distância entre eixos de 259 cm. Isso o torna cerca de 25 centímetros mais longo que um Miata, dez centímetros mais largo, sete centímetros mais curto e uma distância entre eixos 28 cm mais longa. Pesando 1.450 kg, também é cerca de 358 kg mais pesado que um Miata.
O pulo do gato do Mazda Iconic SP estará debaixo do capô. Um sistema híbrido combina motores elétricos com um motor rotativo de rotor duplo. A Mazda diz que o motor rotativo é usado para geração de energia, ou seja, é um extensor de autonomia que carrega a bateria e não aciona diretamente as rodas. A Mazda utiliza uma configuração semelhante no MX-30 e-Skyactiv R-EV.
Por dentro, o Iconic SP investe no minimalismo. Ele vem com seletor de marchas no formato de tecla de máquina de escrever, vem com painel de instrumentos digital e uma tela multimídia chamativa, digamos assim. Para aqueles que reclamam do excesso de plástico nos painéis dos carros brasileiros, o Iconic SP vem com acabamento em tecido com costuras visíveis. A preocupação dos fãs é que a Mazda repita outras marcas e acabe reduzindo a beleza do modelo quando ele virar um carro de produção. Tomara que não.