5 carros que parecem cópias descaradas de marcas rivais

Muitas marcas queriam ser mais do que podiam, mas saiba que até a Ferrari se inspira em outros

É comum dentro dos segmentos de veículos nos depararmos com carros parecidos – em tamanho, espaço interno, motorização – afinal, ele são competidores, rivais em busca de um mesmo público. Mas e quando falamos de carros que parecem cópias descaradas?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Estamos falando de grades frontais, desenhos de faróis e de para-choques que, juntos, formam um desenho quase que copiado um dos outros. Separamos aqui 5 carros que parecem cópias descaradas de outros modelos. Não levamos em conta os rebadges nem os carros chineses que faziam isso de propósito, alguns anos atrás.

Mercedes W126 vs Hyundai Equus

Aqui é fácil apontar quem copiou quem. O Mercedes W126 foi produzido bem antes, nos anos 80 e o Hyundai Equus já é do final dos anos 90. Além disso, só de bater o olho já dá para saber que o modelo coreano tem um ar mais moderno. Mas é inegável que ele tentou surfar na mesma onda do W126, um carrão muito desejado pelos mais ricos da época.

Os dois modelos vinham com motor V8, mas o da Hyundai era um pouco mais robusto, com 32 válvulas (contra 16) e 40 cavalos a mais. Já o modelo da Mercedes era 10 centímetros mais comprido e tinha um entre-eixos 25 cm maior.




Chevrolet HHR vs Chrysler PT Cruiser

O Chrysler PT Cruiser fez tanto sucesso no começo dos anos 2000 que muitos concorrentes ficaram enciumados. Pouco tempo depois, a Chevrolet colocou de pé o HHR, o que para ela não era uma cópia, mas apenas a inauguração de um novo tipo de carroceria.

Difícil acreditar que ela não quis copiar o modelo, pois para criar o HHR a montadora contratou ninguém menos que Bryan Nesbitt, o designer do PT Cruiser.


Mercedes C107 vs Ford Granada

carros que parecem cópias descaradas
Mercedes e Ford Granada: carros que parecem cópias descaradas

Aqui, a cópia é descarada mesmo. A Ford quis dizer para o americano que ela era capaz de criar um modelo nacional baseado no sucesso do alemão da Mercedes. Era uma época em que os carros da Mercedes conquistavam o público americano pela distinção e prestígio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Ford chegou, inclusive, a fazer comerciais com os carros lado a lado, mostrando que ela havia feito o mesmíssimo carro por um preço menor (4 mil x 23 mil dólares) e gerando empregos em solo americano, num mix de patriotismo e pirataria de baixos níveis.


Genesis GV80 vs Bentley Bentayga

Um pouco de polêmica. São dois carros não idênticos, como podemos ver na comparação das fotos. Então por que podemos considerar uma cópia descarada? Por causa de alguns elementos que estrearam no Bentley, como desenhos e adornos laterais, além da grade frontal que foram copiados pelo Genesis, braço de luxo da Hyundai.

A própria Genesis mirou no público que ama Bentley mas que não tem a bala para adquirir um. Os reviews do modelo o chamam assim: “O Bentley Bentayga mais barato que você pode ter”. Um GV80 custa cerca de 60 mil dólares e um Bentayga está na casa dos 200 mil dólares.


Mazda CX-30 vs Ferrari Purosangue

Até aqui tínhamos visto exemplos de marcas que queiram ser mais do que podiam. Agora, o contrário: um exemplo de marca de mais requinte que copiou uma de um nível abaixo. Teria a toda poderosa Ferrari copiado a Mazda ao criar o primeiro SUV da marca italiana?

Se copiou o design, pelo menos a Ferrari caprichou na motorização. O Purosangue vem com motor V12 6.5 litros e 820 cavalos, contra modestos 114 cavalos do motor 1.8 de quatro cilindros da japonesa.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários