Chery iCar usado: compensa comprar o pequeno elétrico de segunda mão?

Modelos já estão custando abaixo dos R$ 90 mil em sites de carros usados e preço pode cair ainda mais

O país ainda engatinha quando o assunto é carro elétrico. Mas aos poucos o mercado de seminovos vai sendo abastecido com modelos totalmente elétricos, como o Caoa Chery iCar, lançado por aqui em meados de 2022. Muitos modelos de segunda mão já aparecem em sites custando bem abaixo de R$ 100 mil, dependendo do ano e da quilometragem rodada.

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Há modelos com menos de 10 mil quilômetros rodados custando perto dos R$ 80 mil, valor próximo de um Chevrolet Onix zero. Compensa? Isso vai depender da sua vontade de ter um elétrico, da disponibilidade de uma rede de abastecimento e da aceitação por um carro pequeno, de uso puramente urbano.

Por ser um modelo lançado em 2022, todos os Caoa Chery iCar estão em período de garantia. E, até por falta de uma rede de oficinas especializada em elétricos, muito provavelmente todos os modelos só visitaram concessionárias autorizadas, se é que visitaram. A primeira revisão é com 10 mil ou 12 meses, como quase todo carro a combustão, mas não há troca de óleo. A revisão de 44 itens custa R$ 177, segundo o site oficial.

Com preços em conta, é preciso checar se o carro foi bem cuidado após um ano ou um ano e meio de uso, fazendo uma pequena verificação em um mecânico de confiança – o que pode ser difícil de encontrar, já que nem toda oficina entende de elétricos. É importante ver também como está o plug da recarga, só como desencargo.



Após essas verificações e tendo a certeza de haver disponibilidade de abastecimento onde você mora, vá e frente. O iCar é um bom elétrico para uso urbano e as opções de segunda mão devem atender de forma satifatória, por um preço bacana. O Caoa Chery iCar pode ser uma boa estreia dos motoristas no ramo dos 100% elétricos, antes de um salto mais ousado, gastando mais.

Caoa Chery iCar, um carro que está ficando mais barato

O iCar é conhecido como EQ1 na China, de onde veio. Chegou ao Brasil custando R$ 139.990, e o preço caiu. Um modelo zero custa em 2024 R$ 119.990, tornando o modelo o elétrico mais em conta do país. O principal rival é o Renault E-Kwid. Nesse duelo, o iCar consegue ser ainda menor: 48 centímetros para ser exato – 3,20 m x 3,68 m no comprimento. Outras comparações: é menor do que um Fiat Mobi (3,20 x 3,56), mas maior do que um Smart ForTwo (3,20 x 2,69).

O pequeno da Chery pesa 995 kg, leva quatro passageiros e caso o motorista opte por transportar só duas pessoas, o banco de trás pode ser deitado para aumentar o porta-malas de 100 para 380 litros.

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O iCar vem com motor elétrico de 45 kW e 15,3 kgfm de torque, entregues instantaneamente. O carro atinge velocidade máxima de 100 km/h e autonomia é de 282 quilômetros por carga, que leva 11 horas para ser concluída. Caso o motorista encontre uma estação rápida de carregamento, o tempo é de 36 minutos. No total, são 7 modos de regeneração.

Entre os itens, ele vem com suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas. Ele tem também bancos com regulagem elétrica, rodas de liga-leve, teto solar, multimídia vertical, carregador de celular sem fio, controle de ar condicionado no volante, freio eletrônico auto-hold e assistente de partida em rampa e de descida.

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