Um comunicado do Governo de Minas Gerais divulgado em novembro do ano passado passou batido pelos veículos de imprensa automotiva. O Governo mineiro anunciava ali que a chinesa SAIC Motors se instalará em breve no Brasil com uma fábrica na cidade de Pouso Alegre, no sul do estado. Mas o que a Saic trará ao Brasil não foi detalhado pelo comunicado.
A Saic é dona de marcas como a MG, a Morris Garage, marca que teve rápida passagem pelo Brasil e que tem presença nos países vizinhos. Também é dona da Maxus, marca que explora veículos comerciais. Segundo apuramos, os primeiros produtos da Saic no Brasil serão duas vans da Maxus, a Deliver9 e a van elétrica eDeliver3.
A Saic é uma gigante chinesa da área automotiva: fornece peças para outras marcas e também fabrica carros. O anúncio do governo mineiro (você pode vê-lo aqui) informa que a Saic vem ao Brasil como fornecedora de outra chinesa, a XCMG, que faz guindastes.
A informação de que a Saic trará os dois utilitários inicialmente foi confirmada por uma nota que a empresa distribuiu à investidores chineses e que Turboway teve acesso. Diz o comunicado que no Brasil a Saic se concentrará prioritariamente no mercado de vans.
Saic registrou marca MG no Brasil em novembro
Porém tão logo o governo mineiro anunciou o acordo, a Saic deu indícios de que em um futuro próximo poderá apostar também no mercado de veículos de passeio. O anúncio do governo de Minas foi feito no dia 13 de novembro e no dia 22 de novembro a Saic apresentou o pedido de registro da marca MG no Brasil no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A MG Motor é a Morris Garage, uma marca originalmente britânica que foi comprada pela Saic em 2005 e atualmente alguns de seus modelos fazem sucesso nos nossos países vizinhos e já falamos disso aqui. No Chile a MG já apareceu por várias vezes liderando o ranking de modelos com o MG ZS.
Registrar uma marca é um procedimento que pode ser feito por qualquer pessoa ou empresa. Muitas vezes o registro é feito para que terceiros não acabem utilizando indevidamente. Porém, neste caso há indícios que a marca quer mais do que fazer peças no Brasil:
Em 2010 a MG chegou ao Brasil com 5 modelos importados da China. Não deu certo. Poucas concessionárias, o design dos carros também não ajudava. Em 2013 ela sumiu do mercado brasileiro.
O que está confirmado?
Confirmado é que a fábrica da Saic em Pouso Alegre começa a ser construída ainda este ano e que será inicialmente para a fabricação de peças para a XCMG, que já está na mesma cidade. Não fabricará veículos completos, ao menos a médio prazo.
Também está confirmado que a marca trará as duas vans ao Brasil. Ambas são fabricadas na China e chegarão importadas. A pretensão da Saic é concorrer com grandes players, como a Mercedes-Benz e a Fiat.
Turboway procurou as pessoas apontadas como responsáveis pela Saic e pelo registro da marca no Brasil, mas não obteve resposta.