A Toyota atravessa um momento ruim após a sua subsidiária Daihatsu admitir que fraudou resultados de testes de segurança em seus veículos nos últimos 30 anos. Isso implica 64 modelos da marca no mercado mundial, inclusive veículos da própria Toyota que foram desenvolvidos em parceria com a sua outra marca. Segundo o divulgado até o momento, o fato inclui veículos vendidos no México e no Chile, mas não no Brasil.
Segundo as agências internacionais, o relatório apresentado pela auditoria revela que o primeiro caso de falsificação de testes teria ocorrido em 1989. A empresa manipulou resultados, deu declarações falsas e modificou veículos que participariam de testes de segurança com equipamentos que não estavam nos modelos vendidos no mercado. E a partir de 2014 essas falsificações escalaram dentro da empresa, segundo o relatório.
Prejuízo
O caso foi revelado na semana do natal, após uma auditoria na Daihatsu revelar as falsificações. Virou um escândalo no Japão, sede das empresas. Além desse fato atual, a Toyota já havia admitido no primeiro semestre que falsificou testes de carros na Indonésia e na Malásia. O resultado é que o valor das ações da Toyota caiu na bolsa de Tokio.
Além do prejuízo financeiro há um dano imensurável à imagem das marcas. A Daihatsu responde por 40% das vendas de carros pequenos no mercado japonês e essa preferência vem justamente da credibilidade que a marca vendeu em sua imagem aos japoneses. Ainda não há um dado sobre impacto em vendas nos últimos dias.
Em 2016 a Volkswagen se envolveu em um escândalo com os mesmos ingredientes. Admitiu ter alterado o software de milhões de veículos à diesel para ludibriar o resultado de testes de emissões. O escândalo foi descoberto por uma agência ambiental norte-americana e o caso ficou conhecido como “Dieselgate”.
Toyota parou fábrica em dezembro
A Toyota anunciou a paralisação nas fábricas da Daihatsu no Japão por um mês no dia 26 de dezembro e informou que agirá para revitalizar sua subsidiária. “Reconhecemos a extrema gravidade do fato de que a negligência da Daihatsu no processo de certificação abalou os próprios alicerces da empresa como fabricante de automóveis”, informou a Toyota à imprensa internacional.
Um dos carros da Toyota afetado pela crise é o Yaris vendido no exterior (Malásia e México). O modelo tinha problemas no revestimento da porta, que poderia causar lesões nos motoristas quando o airbag lateral fosse ativado. O Yaris vendido no Brasil é fabricado no interior de São Paulo e até o momento não há informação sobre falsificação de resultados em modelos brasileiros. A Daihatsu não atua no Brasil desde os anos 1990, quando chegou por aqui através de importadores.