A Toyota prepara um novo veículo de baixo custo para o trabalho diário e a produção começa no final de novembro, segundo sites automotivos do mercado asiático. É um projeto derivado da plataforma da Hilux que vai concorrer na categoria do Hyundai HR e do Kia Bongo em países como Índia e Brasil, embora não haja ainda informação sobre uma possível chegada dele por aqui.
O site Autocar India revelou os planos. Segundo a publicação, o futuro lançamento utiliza a mesma base da Toyota Hilux, mas tem uma estrutura mais simples: chapas metálicas retas e muito acabamento em plástico. A ideia é um projeto barato voltado exclusivamente para o trabalho. Essa era a função que a Toyota Bandeirante tinha por aqui no final dos anos 90, quando já era reconhecida como um projeto ultrapassado e a Toyota já havia lançado a Hilux.
Versão simples e mais barata da Hilux
O nome do produto é Toyota Hilux Champ. Um veículo foi flagrado gravando um comercial no Curdistão, país vizinho à Turquia e ao Iraque. Porém na Tailândia ele foi mostrado como Toyota Rangga. O motor utilizado na Ásia é o 2.4 turbodiesel, que a Toyota já utiliza em uma van já disponível naqueles mercados: a Innova Crysta – também baseada na estrutura da Hilux. Os planos incluem ainda versões híbrida e elétrica em um momento futuro.
A nova picape espartana da Toyota inicia sua produção no final de novembro na Tailândia. Ela é voltada exclusivamente para o mercado automotivo emergente como o nosso.
O nome “Bandeirante” não deve ser utilizado, embora a proposta e os traços lembrem bastante a picapona robusta que ficou em nosso mercado até 2001. Aliás, não se sabe ainda se o produto chegará ao Brasil. Para isso ele precisa ter produção local (na América Latina), uma vez que ficaria muito caro e fugiria de sua proposta importá-lo da Tailândia.
Fábrica argentina tem potencial
A produção começa pela Tailândia. Mas caso a Toyota resolva trazer o projeto para cá, a fábrica argentina tem total condição de produzir o modelo. De lá sai hoje a versão convencional da Hilux que temos hoje no mercado brasileiro.
O projeto foi apresentado no final do ano passado na Tailândia. Na ocasião a diretoria da empresa deixou claro que o produto é derivado do projeto IMV, sigla em inglês para “Veículo Multiuso Inovador”. E a Toyota tem três fábricas no planeta prontas para produzir veículos sobre esta estrutura: Tailândia, África do Sul e Argentina.