Enquanto no Brasil não há um consenso político sobre se o carro elétrico ser ou não adequado para o futuro da mobilidade no país, a Noruega já conta as horas para eliminar os carros à combustão das concessionárias.
Por lá o governo está reduzindo o prazo para que as montadoras deixem de vender veículos poluentes e ao mesmo tempo são divulgados incentivos para que este tipo de veículo fique mais barato para os compradores.
O resultado é que atualmente 93% dos veículos novos comercializados no país são elétricos ou híbridos. A representante local da Volkswagen deixará de receber pedidos de carros à combustão em dezembro. A partir de janeiro só chegarão VW elétricos no país europeu.
O primeiro Volkswagen elétrico chegou à Noruega em 2013 e rapidamente passou para a lista dos mais vendidos. Era o E-Golf, uma versão elétrica do xodó da VW.
Atualmente a a Volkswagen tem o segundo veículo mais vendido do país, o ID.4 (que atualmente também está no Brasil). Ele perde para as vendas do Tesla Model Y.
Fim está próximo
Quanto às outras marcas, o governo norueguês busca encerrar a venda de veículos a combustão no país em 2025. Para quem gosta de levar o assunto para discussão no happy hour, os moradores da Noruega recebem salários que estão entre os mais altos da Europa. Não há um salário mínimo estabelecido, mas em muitas funções o salário inicial é de cerca de R$ 10 mil.