Onde anos atrás um painel mostrava figuras alusivas à história do transporte paulistano, hoje existe um cenário de abandono típico de um galpão qualquer na zona norte de São Paulo.
Essa é a descrição do cenário encontrado pelo repórter César Galvão no Museu dos Transportes Públicos de São Paulo. Oficialmente o museu está fechado para obras desde março de 2020. Fechou com a pandemia e não abriu mais.
O que tem dentro?
O museu fica na Avenida Cruzeiro do Sul. Dentro dele existem veículos utilizados no transporte da cidade de São Paulo ao longo do último século. Desde os bondes de tração animal, usados no século passado, até os monoblocos Mercedes-Benz utilizados na década de 1970.
Também estão no museu carros utilizados pela frota da CET, com um fusca e um Landau usado pelos prefeitos de antigamente. Também está no museu uma Kombi histórica da CMTC, a antiga companhia de transportes da capital, utilizada para manutenção.
O museu foi aberto em 1985. Lá dentro também está um exemplar do “Fofão”, uma série de ônibus urbanos de dois andares fabricada especialmente para São Paulo durante o governo de Jânio Quadros, que queria imitar o transporte de Londres.
Acervo exposto
A SPTrans alega que já gastou R$ 318 mil em materiais para a reforma para tornar o museu mais agradável ao visitante. A SPTrans diz que o museu volta a funcionar em 2024, sem especificar o período específico do ano que isso vá acontecer.
Materiais pequenos que estavam no museu foram removidos, mas quem conhece o acervo diz que não houve cuidado em retirar os veículos para realizar a reforma.
É o caso do vereador Toninho Vespoli, que chegou a entrar recentemente no local e do diretor do Instituto São Paulo Antiga, Douglas Nascimento. Ambos foram ouvidos por Galvão (assista abaixo).
“Não há cuidado em retirar o material histórico que está lá para outro lugar enquanto está sendo a reforma. Os ônibus estão lá, os bondes, o Landau, está tudo lá”, diz Douglas Nascimento, diretor do Instituto São Paulo Antiga.
Confira a reportagem em vídeo:
O repórter César Galvão tem um canal no Youtube chamado “Já passei por aqui”, que fala sobre crimes. César é um dos principais jornalistas brasileiros especializados na área de segurança pública. Ele gentilmente contribuiu com o Turboway.