Funcionários da General Motors em três fábricas do estado de São Paulo foram surpreendidos neste sábado. Eles receberam um telegrama informando que eles estavam demitidos. No documento, a montadora informa um endereço para comparecimento para dar fim ao contrato de trabalho.
O número de trabalhadores demitidos não foi divulgado pela GM, mas sabe-se que os funcionários das unidades de São Caetano, São José dos Campos e Mogi das Cruzes receberam o comunicado.
No telegrama, a GM culpou o momento do mercado. “A queda nas vendas levou a General Motors a adequar o seu quadro de empregados”, diz trecho do telegrama.
O sindicato de trabalhadores de São José dos Campos disse ter sido pego de surpresa. “Sem prévia negociação e de maneira covarde, a montadora envou telegramas, incluindo operários em layoff”, informou. A entidade convocou uma assembleia com os metalurgicos para o domingo. Só em São José dos Campos são 4 mil trabalhadores nas linhas de produção da S10 e da Trailblazer.
Na nota, o sindicato lembrou que a GM acaba de divulgar lucro líquido global de US$ 2,4 bi e que no Brasil ela teve crescimento nas vendas de 42% este ano, em relação ao ano passado.