Um Palio Weekend 1999 muito provavelmente nunca mais verá as ruas, após 24 anos de serviços prestados. Agentes da prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, apreenderam o veículo após descobrirem que ele tinha, nada menos, que 1.721 multas atrasadas.
Os fiscais só descobriram tudo depois de mais uma multa – provavelmente a última do Palio Weekend. No último dia 13, o veículo estava estacionado em uma faixa zebrada, infração grave, que rende R$ 195,23 e 5 pontos na carteira. Nada perto da conta total em aberto: R$ 453 mil.
Das 1.721 multas, há infrações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, estacionamento indevido, e tudo mais que se possa desrespeitar no trânsito. A grande maioria é de multas municipais: R$ 449 mil. O motorista não pagava o licenciamento desde 2018.
O Palio foi guinchado e levado para um pátio da cidade. Para retirar, o dono vai ter que pagar todas as dívidas. Como o modelo vale, segundo a tabela Fipe, R$ 9.200, daria para o dono comprar 50 modelos iguais com o valor da dívida.
Carro para rodar: algo comum nas cidades
O Palio Weekend 1999 é mais um modelo do chamado ‘carro para rodar’. São veículos que estão com problemas na documentação e que podem acabar recolhidos na primeira blitz que forem pegos. Por falhas na fiscalização, muitos acabam rodando por anos sem pagar imposto e cometendo infrações de trânsito sem serem punidos.
Em geral, os carros para rodar não vão muito longe. Costumam ser usados dentro das cidades e, no caso de São Paulo, dentro de regiões. Há quem compre apenas para rodar na zona leste da cidade, por exemplo, para evitar fiscalizações. Dificilmente os modelos circulam muito pelo centro expandido da cidade, mais vigiado por câmeras e agentes da CET.
Existe um mercado consolidado, com vendedores e compradores negociando os veículos por preços muito abaixo do de mercado. É fácil achar grupos públicos nas redes sociais, com classificados de compra e venda. Quem compra, não tem condições financeiras de adquirir um modelo dentro da lei. Quem vende, passa a bomba pra frente.