O Brasil terá novos carros híbridos produzidos localmente e deve ter ao menos um carro elétrico de origem nacional em 2024. Três empresas já sinalizaram que caminham para isso: a Stellantis, dona de Fiat e Jeep, e as chinesas BYD e GWM.
Destas, a GWM é quem parece estar mais adiantada. A empresa comprou no ano passado a antiga fábrica de carros da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, e promete produzir carros totalmente elétricos a partir de 1º de maio de 2024. Dali deverão sair o SUV Haval (hoje importado) e também a picape híbrida Poer, ainda inédita no país.
Outra marca que se prepara para iniciar a produção no Brasil é a também chinesa BYD. A marca já trabalha com a eletrificação de ônibus no país e atualmente importa modelos como o híbrido Song e o elétrico Dolphin (ambos já no mercado e importados). A empresa agora prepara a antiga fábrica da Ford na Bahia para produzir nacionalmente estes modelos.
Híbridos da Stellantis chegam em 2024
A Stellantis anunciou em 17/10 que está preparando a sua fábrica em Goiana, Pernambuco, para seus veículos híbridos e elétricos.
A produção de modelos híbridos já deve começar em 2024 e o primeiro modelo deste projeto deve ser o Jeep Avenger, que já é vendido na Europa. Ainda assim, a empresa ainda não produzirá neste momento veículos totalmente elétricos. Veja aqui as plataformas que a Stellantis destinou para produção no Brasil.
Aqui vale pontuar que a produção de veículos híbridos já é feita no Brasil pela Toyota, no interior de São Paulo, e pela Caoa Chery, no interior de Goiás. A Stellantis passará a ser mais uma montadora utilizando esta tecnologia.
Na sequência a Stellantis deve lançar veículos de suas outras marcas sobre a mesma plataforma. Há rumores na empresa especializada de que o Fiat Pulse terá uma reestilização de meia vida e ganhará versões híbridas leves em 2025. Na Europa a marca lançou o Fiat 600 sobre a mesma plataforma do Avenger.