A Citroën promete fazer um certo barulho, pelo menos na Europa, com o novo C3, que chega em 2024. Maior que a geração atual, o novo Citroën C3 2024 deve atrair as atenções – e vendas – por ser muito provavelmente o elétrico mais barato do mercado europeu na categoria, superando inclusive o BYD Dolphin, chinês pensado e executado para ter este papel.
Será uma mudança e tanto de rumos para o C3, então hatch de entrada da marca. Primeiramente, pode-se dizer que ele deixa de ser um hatch, já que seu formato e suas medidas o aproximam mais de um crossover. E o que deve causar mais mudanças: o carro será totalmente EV, deixando de lado seu passado a combustão.
O novo Citroën C3 2024 europeu custará por volta de 23 mil euros (R$ 123 mil), contra 28 mil euros (R$ 153 mil) do BYD Dolphin. Futuramente, uma versão ainda mais barata do C3 deverá chegar, uma com bateria de menor capacidade, e preço por volta dos 20 mil euros (R$ 106 mil).
Para chegar a um preço tão baixo, a Citroën se valerá da plataforma Smart Car, desenvolvida justamente para cortar custos em larga escala. Uma das vantagens da plataforma é a versatilidade de projeto. A Cirtoën pode lançar uma versão a combustão se ela assim entender que haverá público. Espaço debaixo do capô o modelo terá.
É uma plataforma diferente da usada em países emergentes como o Brasil, que produz e vende a versão indiana no modelo. Por enquanto, a nova geração do modelo não tem previsão de pisar por aqui.
A versão elétrica de 23 mil euros terá bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh, proporcionando um alcance de 320 quilômetros. Já a variante mais barata deverá ter alcance de 200 quilômetros.
“Sabemos que, em média, a maioria dos nossos clientes percorre menos de 80 km por dia e tenho a certeza de que, mesmo em tempo frio, seremos capazes de cumprir esse requisito”, avalia o gerente de projeto da marca.