Nota do Editor: a Renault já apresentou fotos sem disfarces sobre como será o Kardian. Você pode ler um texto atualizado sobre esse assunto aqui.
A Renault está apresentando o Kardian aos poucos, em uma estratégia de marketing que lembra muito o que a Stellantis faz: informações a conta-gotas. Desta vez a marca revelou o interior do veículo.
Se a comparação for com a Renault de alguns anos atrás, a marca francesa parece mudado a estratégia de mercado. E isso é apenas uma constatação baseada no que foi divulgado até agora sobre o veículo. É que até então a Renault colocava no mercado versões mais populares de seus veículos com um acabamento igual ou inferior ao da concorrência. Ou seja, com pouca ou nenhuma sofisticação, sem impressionar o possível cliente.
Câmbio joystick
Apesar de ser uma foto com vários recursos de luz, que nos impede de comentar detalhes, é possível ver que a Renault quer enfrentar seus concorrentes com algum refino. A alavanca de câmbio tipo joystick é o fator mais gritante da foto. Algo que os concorrentes convencionais não tem. Apenas o Caoa Chery Tiggo 5x tem esse item nesta faixa de preço.
Também é possível ver que o veículo tem freio de estacionamento com comando eletrônico, substituindo a tradicional alavanca presente até então em todos os veículos da marca.
Outro fator que chama a atenção é o filete de luz na porta, que a marca confirma que não é um truque de design. Realmente ela existe ali e as cores poderão ser mudadas de acordo com o estilo de condução. E todos estes itens estarão em uma versão mais cara.
O visual do Kardian já é conhecido porque a marca anexou imagens do carro ao fazer o registro do desenho. O veículo deve substituir o atual Stepway, que nas lojas já perdeu o nome “Sandero” e é vendido apenas como Stepway.
Estratégias da concorrente
A foto não revela por completo o veículo, mas é rica em detalhes. É possível ver também que o console central é alto, um recurso que a Fiat utilizou no Fastback. Como se vê, não é apenas a estratégia de marketing que está sendo copiada.
A começar pela estrutura do Kardian, que foi desenvolvida a partir do novo Sandero europeu. É semelhante ao que a Fiat fez com o Argo. Pegou sua estrutura para desenvolver um veículo que parece maior, o Pulse.
O Renault Kardian terá motor 1.0 turbo com câmbio automatizado. Esse motor deve render 130cv, o mesmo que o concorrente da Fiat desenvolve atualmente também com um motor 1.0 turbo.
Resta saber o que a marca prepara para as versões mais baratas, que deverão concorrer com o Pulse em sua versão 1.3 aspirada.