A Honda quer surpreender o planeta com três estreias mundiais no próximo Japan Mobility Show, marcado para o mês que vem, incluindo um modelo feito de plástico reciclado, o que muitos podem achar parecer um carro de brinquedo da Honda.
Trata-se de um elétrico de tamanho reduzido, chamado de Sustainia-C, feito de resina acrílica reciclada, em consonância com as tecnologias ambientalmente sustentáveis planejadas para os carros do futuro.
Também há um modelo conceitual de carro esportivo elétrico que pode ser considerado um sucessor espiritual do NSX. Há também um pod elétrico de dois lugares chamado CI-MEV. Ele utiliza “inteligência cooperativa” e tecnologia de direção automatizada para oferecer uma mobilidade fácil de curta distância para pessoas em áreas sem transporte público. Curiosamente, o CI-MEV lembra muito o Gurgel Itaipu.
A Honda detalhou as estreias nesta terça-feira (26), quando informou quais os seus planos para o Japan Mobility Show. A reinventada Tokyo Motor Show acontecerá de 25 de outubro a 5 de novembro e promete várias novidades entre as principais marcas japonesas.
Além dos carros de passeio, motocicletas de todos os tipos estarão em destaque, incluindo as motos elétricas. Mas também estarão presentes formas de mobilidade aérea, como o Honda Jet, representado por uma maquete em tamanho real do interior.
Olhando mais para o futuro, a empresa apresentará o Honda eVTOL, que modela um veículo de decolagem e pouso vertical a ser alimentado por um sistema híbrido de turbina a gás.
Um robô avatar com uma mão multifuncional será revelado, imaginando um produto que permite às pessoas realizar tarefas remotamente. E a Honda oferecerá seu dispositivo de mobilidade sentado Uni-One sem as mãos, uma espécie de banqueta que uma pessoa direciona simplesmente mudando de peso.
No ano passado, o CEO Toshihiro Mibe disse que a Honda deseja lançar dois carros esportivos totalmente elétricos na metade dos anos 2020. Um será um veículo “especializado”, o outro um “modelo principal”.
A segunda maior montadora do Japão está no meio de uma transformação corporativa radical para eliminar totalmente a combustão interna até 2040. Como parte do impulso para a neutralidade de carbono, ela revelou planos de lançar 30 veículos elétricos totalmente elétricos globalmente e construir capacidade de produção para 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2030.