Para quem tem uma família numerosa, ou quer juntar a galera para viajar por aí, nem sempre é fácil encontrar boas opções no mercado. Listamos abaixo os melhores carros usados de 7 lugares. São modelos que não necessariamente fizeram história, mas que hoje servem muito bem àqueles que precisam de espaço.
Fiat Doblò Essence
Um carro espaçoso e raiz. Assim podemos definir o Doblò, modelo da Fiat que nunca se preocupou em ser moderno e ao mesmo tempo entregou muito espaço e versatilidade interna.
Vinha com ar, direção, travas e vidros elétricos e quase que só. O necessário para sair desbravando o mundo na companhia de outras seis pessoas. Vendeu bem, mas acabou retirado de cena em 2021.
Pelo menos os modelos espalhados por aí no mercado de usados não são muito caros. O motor 1.8 de 130 cv e 18,9 kgfm, além de dar conta do recado, é de fácil manutenção.
Chevrolet Spin
Ainda resistindo no mercado de 0 km, o Chevrolet Spin é uma opção interessante para quem prefere pagar menos no mercado de segunda mão. Há quem torce o nariz para o modelo, que perde muito em espaço no porta-malas, é verdade, mas não deixa de ser uma opção.
A exemplo do Doblò, possui motor de fácil manutenção: o 1.8 de 111 cv e 17,7 kgfm.
Nissan Grand Livina SL
Se o Spin deixa a desejar em espaço, o Nissan Grand Livina oferece conforto sem se tornar um papa-vaga de estacionamento. O carro tem tamanho na medida para quem quer levar a família numerosa junto.
Ficou pouquíssimo tempo no país, mas suas unidades à venda no mercado de usados não viraram peça rara ou coisa do tipo que o fizesse subir de preços. A vantagem dele é que dividiu muitas peças com o Tiida e com o Livina de 5 lugares, barateando um pouco a manutenção.
Chevrolet Zafira Collection
Essa é a opção mais barata da lista, já que o Chevrolet Zafira saiu de linha em 2012. Vem com um motor interessante, porém gastão. O 2.0 de 140 cv e 19,9 kgfm animava os pés de chumbo, mas trazia dor de cabeça aos mão de vaca.
A dica é fugir da versão com câmbio automático de 4 marchas, a não ser que você faça uma checagem completa e garanta que ele não vá te dar manutenção.
Fiat Freemont
O modelo nunca decolou no país e ficou muito marcado por ser uma versão piorada do Dodge Journey. Ficou 5 anos em linha e deixou muitos frutos espalhados por aí. Quem fizer um bom garimpo, encontrará um modelo com acabamento luxuoso, amplo espaço interno e itens de conforto presentes até hoje em alguns modelos novos.
Mesmo na configuração 7 lugares, vem com 145 litros de porta-malas, que disparam para 580 litros, caso a terceira fileira seja rebatida.
Só tinha uma opção de motor, o beberrão 2.4 a gasolina, de 172 cv e 22,5 kgfm, mas que entrega boa performance. O câmbio automático de quatro marchas comprova que ele é um projeto de 2011.