Verstappen vence GP do Japão 2023 e Red Bull é campeã de construtores

Holandês dominou a prova e Red Bull nem precisou de Sergio Pérez para ficar com o título antecipado

Max Verstappen venceu pela 12ª vez na temporada e colocou a mão na taça do tricampeonato. A vitória do holandês no GP do Japão deu o título à Red Bull com 6 corridas de antecedência, mesmo com o companheiro Pérez abandonando neste domingo. Verstappen chegou a 47 vitórias na carreira.

O piloto pode ser campeão já no próximo fim de semana de corrida, e curiosamente no sábado. É que basta ele fazer os pontos necessários na sprint race que fica com o título antes mesmo do GP principal de domingo. Confira aqui a classificação da F1 após o GP do Japão 2023.

GP do Japão 2023

Norris foi o 2º e Piastri completou o pódio, provando o renascimento da McLaren ao longo da temporada. Leclerc foi o 4º, Hamilton o 5º e Sainz o 6º. Fecharam a pontuação Russell (7º), Alonso (8º), Occon (9º) e Gasly (10º).

- Publicidade -

A F1 volta no dia 8 de outubro, para o GP do Catar 2023.

Como foi o GP do Japão 2023

Logo na largada, uma série de toques provocou a entrada do safety car. Hamilton e Pérez se tocaram, além de Lawson e Bottas, jogando detritos na pista.

Na sexta volta, uma bela disputa entre Hamilton e Russell. Primeiro, o piloto mais jovem ultrapassou o multicampeão, mas em seguida, veio o troco. O time da Mercedes se apertou nas cadeiras, mas os dois escaparam sem toques.

Não foi o caso entre Pérez e Magnussen. Pela segunda vez na corrida, o mexicano se envolveu em um enrosco, agora na volta 12. Magnussen rodou e perdeu algumas posições. Prejuízo, mesmo, para Pérez, que acabaria abandonando a corrida logo em seguida. “O carro não parece normal”, disse à equipe antes de encostar no box.

Cinco voltas depois de abandonar, Pérez voltou à corrida, gerando uma cena curiosa. O mexicano havia sido punido pela batida em Magnussen e decidiu voltar, mesmo com tantas voltas atrás, para pagar a punição. Assim que ‘pagou a dívida’, ele voltou a abandonar em definitivo.

A 4 voltas do fim, um pequeno mal estar na Mercedes. A equipe mandou Russell deixar Hamilton passar, mas o jovem piloto não gostou. “Por que não fazer isso na útima volta?”, indagou. “Essa é a instrução, George. Trocar as posições”, ouviu de volta. Russell acatou a ordem, mas acabou se dando mal. Hamilton passou, mas não demorou e Sainz também o ultrapassou.

No fim, Verstappen provou que dominou o GP do Japão 2023. Além de pole e a vitória, ele ainda terminou com a volta mais rápida, fechando o hat trick. Por muito pouco ele não conseguiu um grand chelem. Festa nos boxes da Red Bull, campeã da F1 pela sexta vez na história.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1