Um novo carro conceito elétrico da Volkswagen chamou a atenção do público. É o ID GTI, um “Golf” da era elétrica com visual mais próximo dos carros convencionais da marca e que deve chegar ao Brasil. O veículo demonstra uma correção de rumo na caminhada elétrica da montadora.
A Volks aproveitou a base do ID2, um elétrico compacto que será lançado em dois anos na Europa, para construir o seu primeiro elétrico que vai ostentar o selo “GTI” – reservado para os esportivos. Em tamanho ele é mais próximo do Polo do que do Golf.
Não é híbrido, não tem qualquer auxílio de motor à combustão. É 100% elétrico. Apesar da Volks não dizer qual a potência, é seguro afirmar que ele desenvolverá pelo menos 220cv. É chute? Não. É que a VW já anunciou o ID2 com essa especificação, e o GTI é um projeto derivado do ID2.
“Com este conceito, nós transportamos o DNA do GTI em uma era elétrica. Ele continua esportivo, icônico, tecnologicamente progressivo e acessível, mas agora tem uma interpretação do futuro: elétrico, totalmente conectado e extremamente emotivo”, disse Thomas Schäfer, CEO da marca.
Correção de rumo
O ID2, e agora o ID GTI, sinalizam uma correção de rumo da montadora, que já lançou outros elétricos como o ID4 e o ID3. Esses últimos são veículos que fogem totalmente do que a marca vendeu nos últimos anos, principalmente no quesito visual.
Na Europa muitos compradores tradicionais cobraram a continuidade da linha atual e rejeitaram os visuais “futuristas” de muitos veículos elétricos. Foi aí que a Volks decidiu projetar uma linha mais parecida com o que tem agora. Só que até agora nenhum destes produtos chegou ao mercado.
Para os mais saudosistas, outra informação importante: a Volkswagen também informou que seus modelos esportivos elétricos devem ter aletas de marchas simuladas. Tudo para o público dos carros esportivos não se sinta órfão das tradicionais marchas dos carros convencionais.
A previsão é que o ID2 chegue ao mercado europeu em 2026. O ID GTI deverá chegar logo na sequência.
Vem ao Brasil?
O novo elétrico deve sim vir ao Brasil. A informação foi obtida por Fábio Trindade, repórter do site Motor1, durante o evento de apresentação do veículo.
O CEO da Volkswagen ressaltou o êxito do etanol brasileiro e que isso favorece muito o desenvolvimento de híbridos por aqui, o que deve de fato acontecer a partir do próximo ano nas marcas mais populares.
A surpresa foi que o CEO da VW revelou que a marca pretende produzir seu primeiro elétrico nacional em 2026 e que esse modelo ID GTI deve chegar ao país, sem revelar data. A surpresa está na marca não ter revelado até agora qualquer projeto neste sentido.