A Fiat lança esse ano a sua nova picape média, já batizada de Fiat Titano. É a primeira vez que a marca lança um produto para concorrer na mesma categoria de Toyota Hilux e Chevrolet S10. A Fiat, porém, já fez planos de entrar nesse segmento há 15 anos e com um produto indiano.
Em fevereiro de 2007 a marca chegou a divulgar que estava preparando sua fábrica em Córdoba, na Argentina, para produzir uma picape média em parceria com a indiana Tata Motors. A “Tata TL Sprint” já existia no mercado indiano e em um acordo comercial a Fiat faria pequenas modificações no projeto para lançá-lo no mercado latino.
Titano do passado
A história é até parecida com a Titano, que é um produto desenvolvido na China pela Changan em parceria com a Peugeot. Ela tem peças importadas e é montada no Uruguai, onde recebe a marca da Peugeot para o mercado argentino e chileno. E agora receberá a marca da Fiat para o mercado brasileiro.
Voltando à 2007, a Fiat e a Tata chegaram a divulgar que a picape derivada da Tata seria lançada no segundo semestre de 2008 com versões 4×2 e 4×4, além de opções com cabine simples e cabine dupla. Chegaria não apenas para concorrer com S10, Ranger e Hilux, mas também com a Amarok, que seria lançada meses depois.
Segundo as notícias da época, a Tata TL Sprint receberia novo nome e o motor 2.3, de 134cv, que a Fiat já usava na linha Ducato na época.
Curiosamente o plano agora é semelhante. A picape Titano não receberá o motor 1.9 que equipava a primeira versão da Peugeot Landtrek, mas sim um 2.2 diesel da Ducato atual.
Compra da Jeep deixou picape de lado
Na época a aliança com a indiana Tata também garantia que produtos Fiat fossem exportados para a Índia. A aliança durou até 2012, quando a marca italiana resolveu caminhar com suas próprias pernas no mercado indiano vendendo por lá o Punto.
Os planos globais, incluindo a picape que seria lançada aqui, foi deixada de lado porque o rumo mudou para a Fiat. No ano de 2009 a Fiat iniciou a aquisição da Chrysler (dona da Jeep e Dodge) e a partir daí a marca passou a traçar outros planos. A Toro foi um fruto desta fusão, embora não seja uma picape média.
Em 2021 a Fiat se juntou à Peugeot e foi criado o grupo Stellantis. A Fiat Titano é um dos produtos que as marcas começam a dividir a partir desta parceria. É também a primeira picape média da Fiat no Brasil.