Curiosidades sobre carros latinos

Tem carro com nome trocado, bloqueio comercial de carro brasileiro, motor diferente e até país que destruiu sua indústria nacional, mas vende Ferrari

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Separamos alguns fatos da indústria automotiva latina que talvez você não saiba. Alguns destes assuntos já foram aprofundados aqui no Turboway e deixamos um link (em laranja) caso você queira ler mais. Clique, leia, comente:

1 – No México eles têm um Monza que não é Monza

A Chevrolet resolveu tirar o Cruze de linha em todos os mercados. No Brasil ele fica na linha só até o fim deste ano. No México ele já saiu de linha faz tempo e foi substituído pelo Monza importado da China. Só que a Chevrolet resolveu chamar o carro lá de Cavalier Turbo, marca que já fez sucesso por lá nos anos 80. Monza por lá não faria muito sentido.

2 – Renault Kwid não é mais vendido na Argentina desde 2021

Isso porque a Argentina criou bloqueios para produtos importados. Essa mudança foi para incentivar a produção nacional em um momento difícil pelo qual o país ainda passa. O Kwid, que é fabricado no Brasil, teve então as vendas suspensas pela Renault após 4 anos de mercado por lá.

3 – Fiat tirou o turbo do Pulse no México

O Pulse só é fabricado no Brasil. Aliás ele foi todo criado por aqui. Porém no México a Fiat resolveu facilitar para seus concessionários e levou apenas versões com o motor 1.3 aspirado, que já está presente no Argo vendido por lá. O Fastback chegou logo depois apenas com o motor 1.3 turbo.

Ou seja, o motor 1.0 turbo da Fiat nunca chegou ao México eles nunca conheceram um Pulse Turbo, já que o Abarth Pulse (que é 1.3 turbo) também não chegou lá.

4 – Chery mudou de nome no México

Lá ela chama CHIREY. O motivo é judicial. É que antes de chegar ao país da América do Norte, a Chery fez um acordo com um empresário americano. O magnata investiu US$ 25 milhões e registrou a marca para explorá-la no México, mas o negócio não foi adiante. Agora a Chery chegou lá por outros meios e não pode usar o próprio nome.

5 – Etios é produzido no Brasil, mas não é vendido aqui

Desde 2021 o Etios foi retirado do mercado nacional e a Toyota deu preferência ao Yaris e ao Corolla. Todos estes veículos são produzidos no interior de São Paulo. A curiosidade é que o Etios seguiu sendo produzido para ser exportado aos países vizinhos. A Toyota informou que vai encerrar a produção do Etios em agosto de 2023. Aí acabou de verdade.

6 – Suzuki vende carros populares nos vizinhos

A Suzuki tem uma estratégia agressiva de veículos baratos em países como Colômbia, Chile e Peru. Nesses países a grande estrela é o Suzuki Baleno, que se fosse vendido aqui competiria na categoria do Onix. Porém além do Baleno a Suzuki lançou também o Celerio, um carro que ficaria no patamar do Kwid. No Brasil a Suzuki é representada por outro grupo, que optou por posicionar a marca em outro tipo de mercado.

7 – Venezuela destruiu sua indústria automotiva, mas tem uma loja da Ferrari

Carros importados do Irã estão sendo vendidos na Venezuela (foto: Governo da Venezuela)

A Venezuela já teve fábrica da Toyota e da Chevrolet, mas a política econômica da ditadura de Chavez e Maduro acabou inviabilizando a produção no país. O país fechou suas indústrias automotivas e no ano passado decidiu recriar a marca Venirauto, para produzir veículos. Só que até agora essa marca apenas importou carros de uma fabricante do Irã e vendeu por lá umas unidades.

Enquanto isso a Ferrari tem uma concessionária aberta no país desde 2021. Embora a Ferrari não informe seus números de vendas, existem atualmente pelo menos 100 Ferraris em atividade na Venezuela.

8 – Jetta é Vento na Argentina, Chile e Uruguai

Antes do Jetta, o Vento era o Polo Classic europeu (foto: Wiki/ Creative Commons)

O nome Vento já é conhecido há muito tempo nesses países. Antes do Jetta era o Polo sedã que era vendido por lá como “Vento”. Ainda assim, esse Vento anterior era o Polo Classic de quinta geração, que não chegamos a ter por aqui.

Aqui mais uma curiosidade: o México hoje tem o Jetta, mas já teve também o Vento em linha (que era o Polo sedã mostrado aí acima).

9 – Ford só tem uma fábrica na América do Sul

A Ford sempre foi uma marca forte em nosso continente desde o início do século passado. Com cinco fábricas no continente, quatro delas no Brasil, a marca abastecia todo o mercado regional e até exportava ao México. Em 2021 houve a já conhecida mudança de estratégia e as quatro fábricas brasileiras foram fechadas. Existe apenas uma agora, na Argentina, que produz a picape Ranger.

10 – Picapes da Fiat são RAM fora do Brasil

Não é montagem. A imagem foi retirada do site da RAM no México

Para quem achava que a Fiat faz só produto popular… As picapes Fiorino, Strada e Toro são produzidas no Brasil e nos outros países latinos recebem outros nomes e são vendidas pela RAM, que pertence ao mesmo grupo da Fiat. A Fiorino é a RAM Promaster Rapid, a Strada é a RAM 750 e a Toro é a RAM 1000.

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