A Red Bull vem dominando a temporada da F1 de forma pouco vista. A equipe, inclusive, acaba de bater o recorde da histórica McLaren de 1988, que venceu 11 corridas seguidas com Senna e Prost. Pois a Red Bull aparentemente está em desvantagem no motor, e mesmo assim vem vencendo de forma contundente.
O caso veio à tona depois que a Alpine formalmente solicitou à FIA que igualasse o desempenho dos motores. Em outras palavras, ela quer que todos os propulsores da Fórmula 1 sejam padronizados pelo menos até 2026, quando começa um novo regulamento.
E foi aí que ninguém menos que a Red Bull apareceu para defender a proposta, pois acredita que será beneficiada. A medida será votada em Spa, assim que a F1 fizer a pausa de meio de ano.
Red Bull alega estar em desvantagem no motor
Quando a Honda saiu da Fórmula 1, deixando a Red Bull sem um fornecedor de motores, a FIA decidiu congelar o desenvolvimento dos propulsores para evitar que a Red Bull ficasse muito para trás. No entanto, parece que nem todos cumpriram com esse congelamento.
A FIA suspeita que Mercedes e a Ferrari tenham utilizado as atualizações de confiabilidade – as únicas permitidas – para também ganhar em desempenho. Essa suspeita não é apenas da FIA, mas também da Alpine. A equipe da Renault tem ficado para trás e solicitou à organização que o desempenho dos motores seja nivelado.
A Alpine suspeita que seu motor tenha cerca de 30 CV a menos de potência do que a concorrência, algo que não deveria acontecer com a decisão de congelar o desenvolvimento de motores.
A ‘sorte’ para a Alpine é que ela encontrou um poderoso apoio: a Red Bull. A equipe dominante da Fórmula 1 também acredita que ficou para trás no quesito potência de seus motores em relação a Mercedes e Ferrari e pede uma igualação regulamentar do desempenho. “Devemos ser sensatos para evitar que alguém fique dois anos com uma desvantagem de potência”, afirmou Christian Horner.
Resta saber a decisão da FIA. Para a Alpine será a chance de brigar pelo miolo, e até pódio nas corridas. Mas, se aprovada, a medida deverá causar ainda mais discrepância entre Red Bull e as demais rivais – e afastar os fãs, que gostariam de ver uma boa briga pelo título.