Volkswagen Virtus e Citroën C3 em polos opostos em segurança. Assista aos testes

Teste latino-americano do Virtus e do C3 trouxeram resultados totalmente opostos sobre os veículos vendidos no Brasil. E isso recebeu destaque do instituto que analisa a segurança

Existe um degrau muito grande na forma como algumas marcas de veículos enxergam o mercado latino. Isso não é segredo, que temos por aqui produtos muito fracos em relação ao que as mesmas marcas oferecem na Europa. Os recentes testes do Latin NCap evidenciam isso.

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Nos recentes testes, o Volkswagen Virtus conseguiu nota máxima em questão de segurança, igualando um teste anterior do Latin NCap que havia testado o Virtus indiano, também nota máxima em segurança.

Não foi surpresa, já que a Volkswagen também gabaritou esse teste com o Nivus e o Taos.

Apenas o Polo recebeu menos estrelas (três), mas ainda assim ainda é mais do que o concorrente Fiat Argo, que zerou no teste.

Veja o teste do Virtus:

Segurança do C3

Por falar em Argo, outro produto da Stellantis foi testado recentemente pelo Latin NCap. O Citroën C3 também zerou as estrelas no teste. Um dos carros zero mais barato do país, o C3 mostrou que para chegar nesse preço a marca abriu mão de muita coisa. Não deveria.

Veja que alarmante: para crianças o hatch da Citroën trouxe o pior resultado. E o Latin NCap avaliou que o resultado pífio se deve “à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”.

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Veja o teste do C3:

As marcas que estão tendo péssimos resultados no teste de segurança têm respondido que o veículo atende as exigências de segurança da legislação. É óbvio que atendem, mas a legislação também não exige grande coisa. Atualmente dois airbags frontais já são suficientes para atender o que a legislação pede sobre este equipamento.

A situação do C3 foi resumida assim pelo porta-voz da Latin Ncap, Stephan Brodziak: “Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”.

Outros testes

A Citroën e a Fiat não estão sozinhas nessa. No ano passado o teste do Latin NCap detonou o Renault Duster. Enquanto a versão europeia teve uma nota melhor, a versão vendida aqui zerou no teste. Isso evidenciou muito a distância entre os veículos da mesma marca vendidos lá e aqui. A Renault, na época, preferiu criticar o teste.

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