O BYD Dolphin é um veículo 100% elétrico de preço mais baixo que seus concorrentes. A BYD anunciou o veículo por R$ 150 mil, o que o deixará entre os elétricos mais baratos do Brasil.
O Dolphin tem bateria de 45kWh com autonomia para 291 quilômetros (distância entre São Paulo e Bertioga). O motor elétrico desenvolve até 95cv e a bateria carrega 60% em 25 minutos em eletropostos. Números razoáveis para um carro de proposta urbana.
O tamanho é de um compacto comum no mercado nacional. Tem 4,12 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 de altura. São medidas semelhantes às do Fiat Argo. O destaque fica por conta do porta-malas, com 345 litros. Maior do que os concorrentes à combustão oferecem atualmente.
Por dentro o veículo tem um desenho que pretende se apresentar como futurista, com uma central multimídia com tela de 12 polegadas que pode ficar na horizontal ou vertical. No meio há um console que atravessa até a parte de trás, também na proposta de parecer inovador.
Há câmeras de estacionamento (traseira e dianteira), piloto automático, airbags frontais, laterais e de cortina, freio eletrônico, controle de estabilidade, controle de tração e auxiliar de partida em rampas.
A BYD é uma das maiores fabricantes chinesas de carros e está muito perto de ter uma fábrica no Brasil. A marca já confirmou que vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, e fabricará por lá seus modelos elétricos. Tanto carros como caminhões e ônibus.
Atualmente a marca já tem presença no Brasil como importadora, com sede em Campinas. A BYD não é bem uma novata no mercado brasileiro. A empresa já atua há um tempo fornecendo tecnologia para ônibus elétricos e atualmente trabalha no desenvolvimento de monotrilhos.