Ele nem de longe se parece – do ponto de vista da engenharia – com a nossa tradicional e querida Kombi. Mas a ID.Buzz vai matar a saudade de quem quer dirigir um modelo esteticamene parecido com o modelo que deixou o país em 2013.
Dez anos se passaram e a Kombi elétrica resurge no nosso mercado. A informação foi confirmada pela Volkswagen. O primeiro lote promete ser concorrido. Serão apenas 70 unidades no lançamento.
OO ID.Buzz é o ícone da era eletrificada da Volkswagen. Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora, agora zero emissões e totalmente sustentável, diz Alexander Seitz, Chairman da Volkswagen América Latina.
O modelo produzido em Hannover, na Alemanha, teve uma chegada digna de uma estrela do rock ao longo de 2022. Lançado em setembro, foi coroado na Europa com o prêmio de Carro Elétrico do Ano pela publicação inglesa Top Gear.
E seu legado no Brasil começou rapidamente. Já no mês de lançamento, fez sua primeira aparição na América Latina no maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. A “camper van” do futuro fez jus ao histórico em festivais herdado de sua ancestral, a T1.
A sua chegada por aqui marca não só mais um passo da Volkswagen do Brasil no segmento de elétricos – que cresceu 21,7% de 2021 para 2022 no Brasil -, mas, também, por sua conexão com os brasileiros. De 1957 até 2013, foram mais de 1,4 milhões de Kombis comercializadas no país.
A Kombi tá diferente
Totalmente elétrico, o ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. Foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.
Ele vem equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
Assim como toda a linha de elétricos da VW, o pacote de assistências vem com Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, este último muito aguardado porque facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica.
A Volkswagen prometeu fornecer mais detalhes nos próximos dias. Ficaremos de olho.