O Polo fez justiça ao posto de substituto do Gol e foi o veículo de passeio mais vendido em maio, superando Onix e HB20, que brigavam pelo posto em meses anteriores. O veículo mais vendido do Brasil segue sendo a picape Strada pelo décimo oitavo mês seguido.
O Polo agora é vendido em duas versões no Brasil. A versão tradicional, que foi remodelada recentemente e a versão Track, que substituiu o Gol.
As informações são da Fenabrave e o ranking completo você pode acessar na nossa página de mercado.
O Volkswagen Polo emplacou 7636 unidades, ficando só atrás da Fiat Strada com 9716 unidades. Além do Polo a VW também emplacou o T-Cross no Top10 de vendas e somou 27385 veículos vendidos no mês. Com isso a Volks cresceu 27% nas vendas em relação ao mês anterior e superou a Chevrolet por pouco mais de mil unidades.
Mês ruim
Em maio as vendas caíram 10% em relação à abril. É um possível reflexo do anúncio do governo de um programa para baixar o preço do carro zero quilômetro até R$ 120 mil.
É que as regras do programa do Governo Federal ainda não foram divulgadas e só devem passar a valer a no final deste mês. Com isso muita gente recuou da ideia de comprar um carro zero quilômetro. Fiat Mobi e Renault Kwid, carros que serão afetados diretamente pela política dos novos preços, despencaram nas vendas e sequer aparecem nas 15 primeiras posições do ranking de vendas. Veja o ranking completo aqui.
Voltando a ranking das marcas, a Fiat continua sendo a lider de mercado. Emplacou 34438 veículos em maio. Veja o ranking das marcas:
Outro destaque no mês foi a recém-chegada GWM (Great Wall Motors). A marca importa da China três versões do SUV Haval H6 e emplacou 960 veículos, superando os modelos da Caoa Chery.
A Great Wall está montando uma fábrica no interior de São Paulo e já tem uma rede de concessionárias no Brasil. A marca, no entanto, apenas importa veículos neste momento.
Veja o ranking de modelos vendidos em maio de 2023: