Toda empresa grande que se preze possui um programa de incentivo à inovação, em que um funcionário pode dar ideias que melhorem os processos. Em algumas fábricas, esse algumas ideias dão tanto lucro que o funcionário recebe um bônus. Que tal essa ideia criada por uma funcionária surda da Stellantis? Ela usou uma vivência para criar um mecanismo de segurança que pode salvar vidas.
O nome da funcionária não foi revelado, mas a história, sim. Ela se assustou no dia em que quase bateu em uma ambulância porque não ouvia o som das sirenes. Neste dia, ela fez a seguinte pergunta. Por que não criar um aviso na tela multimídia dos carros?
O caso ocorreu nos Estados Unidos, que possui um sistema integrado de forças de segurança e resgate. Por meio de centrais de monitoramento é possível saber a localização de todos os veículos envolvidos em emergências. É um dado que pode ser público, então bastaria apenas integrar os sistemas.
Assim, a Stellantis conseguiu colocar os alertas de perigo em veículos Chrysler, Jeep, Ram e Dodge que possuem central multimídia com Uconnect. Cada vez que um veículo de emergência ativo se aproxima, a tela informa ao motorista, preparando-o para abrir espaço ou coisa do tipo.
Por enquanto funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá e 1,8 milhão de motoristas já estão com as telas atualizadas. A expectativa é que o serviço se espalhe pelo mundo e chegue ao Brasil, cujo mercado é dominado pela Stellantis em vendas.
O próximo passo da montadora é criar um alerta para carros parados. Funciona como os avisos do Waze, mas em vez de um usuário criar o aviso, o próprio sistema percebe um carro parado e consegue emitir um alerta a 500 m de distância, dando tempo suficiente para o motorista se preparar para uma surpresa.