Nota do Editor: Este texto foi atualizado em 01/09/23.
A RAM colocou em sua picape nacional Rampage o mesmo motor que o grupo Stellantis utiliza em modelos da Jeep e da Dodge nos Estados Unidos. É o motor “Hurricane 4”, que está na RAM Rampage, que estreou em agosto no mercado.
É um motor à gasolina atualmente fabricado no México pela marca. Ainda não há uma versão flex deste motor e a RAM não deixou claro se pretende adaptá-lo futuramente para o etanol.
O Hurricane 4 foi colocado no mercado em novembro de 2021. Essa versão designada para a picape brasileira é 2.0, tem quatro cilindros e turbocompressor. Desenvolve 270cv e mais de 40 kgfm de torque. Atualmente é utilizado no Jeep Wangler e também no Wangler híbrido.
Esse motor já é rápido o suficiente para a marca bater no peito que terá a picape mais veloz do Brasil e emite menos poluentes que o motor V8 da marca, que equipa as picapes maiores da linha.
Há uma versão mais potente deste motor, 3.0 e com 6 cilindros, que equipa os modelos da Jeep nos Estados Unidos. Essa versão é tida como sucessora do motor Hemi V8 que está nas picapes maiores da RAM. O motivo é claro: é um conjunto já preparado para a era da eletricidade funcionando de forma híbrida (em conjunto com um motor elétrico). Poderá, num futuro bem próximo, equipar os outros veículos das marcas da Stellantis no Brasil.
Sobre a picape
A picape Rampage é desenvolvida sobre a mesma plataforma da Fiat Toro e chegou no mercado em agosto de 2023. O veículo será produzido em Pernambuco e a marca não divulgou ainda se haverá versão movida à diesel. O produto será posicionado na mesma categoria que Chevrolet S10 e Toyota Hilux, abaixo das linhas 1500 e 2500 da RAM.