A Alpine, marca de esportios da Renault, está perto de revelar um novo veículo que promete ser icônico. Chamado de A290 Beta, o elétrico que será revelado em 9 de maio será o primeiro veículo elétrico da Alpine projetado para uso diário, em vez de ser um esportivo de uso mais restrito, como os outros modelos da linha.
Mas não vai ser qualquer carro. O Alpine A290 Beta será um elétrico hot hatch com 218 cv de potência (160 kW). Pelo tamanho e peso menores, o caro deverá ser bem ligeiro, como a designação de hot hatch propõe. Desde o lançamento do Mégane RS, cabe à Alpine ficar com os hot hatchs do grupo Renault.
O motor será o mesmo do Renault Mégane E-Tech, um carro muito maior e mais pesado. A Renault deve aproveitar a mesma base para fazer diferentes carros, solução que muitas montadoras estão tomando para garantir uma redução de preço final ao consumidor. Por falar em preços, ele ainda não foi divulgado.
A nomenclatura do modelo segue o padrão da montadora, que usa a letra A seguida de três dígitos. O primeiro algarismo corresponde ao tamanho. Os modelos puramente esportivos recebem o 10, já os polivalentes, como o que estamos tratando no texto, recebem o número 90.
Mas e a palavra Beta no nome? A Alpine decidiu usar o mesmo padrão de softwares, que costumam lançar as primeiras versões como Beta, antes da versão final.
As marcas francesas são especialistas em criar hot hatchs icônicos. Já vimos a Renault criar o Clio 182 Trophy e o Megane R26 R, a Peugeot criar o 205 GTI e o 208 GTI, e assim por diante. O Alpine A290 tem tudo para engordar a lista.