A RAM deverá chamar sua nova picape média de Rampage, um nome que já foi usado pela marca em outro modelo no passado e nos últimos anos a marca chegou a ensaiar usar o nome em outros projetos.
Uma publicação do site Carbuzz de julho de 2022 já dava dicas do nome da nova picape. O texto revelava que Rampage foi o nome registrado pela Stellantis no instituto de patentes do México. Turboway apurou que na mesma data a marca fez o mesmo no Brasil, mas isso passou despercebido pela imprensa.
1982 – Picape baseada em carro
O nome Rampage foi usado pela primeira vez pela marca nos anos 80. Era uma picape pequena da Dodge, marca de onde se originou a RAM.
Naquela época nos Estados Unidos existiam as picapes pequenas derivadas de esportivos. A Ford tinha o “Ranchero” e a Chevrolet o “El Camino”, ambos em fim de vida. O modelo que cutucou a Dodge para entrar neste mercado foi o VW Rabbit, uma picape originada do Golf.
A Dodge então surgiu com uma proposta de picape pequena baseada no Dodge Charger. O projeto durou apenas dois anos no mercado e resultou em 37 mil modelos produzidos. Nenhum deles chegou ao Brasil.
O Dodge Rampage usava motor 2.2 que rendia até 99cv e havia sido projetado pela marca-irmã Chrysler. Após a empresa estadunidense mexer no carro e adicionar acessórios, ele ainda não empolgou e saiu de linha.
Veja o comercial do Rampage dos anos 80:
2006 – Carro conceito
O nome voltou a ser utilizado pela Dodge no Chicago Auto Show de 2006. Era uma picape-conceito, algo meio cupê e meio picape que não chegou a ser produzido. Tinha algumas soluções curiosas como portas traseiras corrediças. O utilitário receberia um motor 5.7 Hemi V8, com impressionantes 351cv de potência.
Não passou de um devaneio da Dodge, que logo que foi adquirida pelo grupo Fiat teve sua divisão de picapes separada e rebatizada de “RAM”. O nome Rampage ficou arquivado, reaparecendo apenas em 2022 nos registros de marca.
2023 – Picape RAM nacional
O projeto de uma nova picape nacional da RAM não chegou a ficar oculto do público. Desde o ano passado a informação já era conhecida e muitos protótipos vêm sendo flagrados nas ruas do país.
Algumas pistas estavam à disposição, como o nome Rampage que foi registrado pela RAM no Brasil e no México no mesmo período.
Agora a picape chegará a partir de julho para concorrer em um mercado onde estão Chevrolet S10 e Toyota Hiux. O preço estimado é de mais de R$ 250 mil, podendo superar os R$ 300 mil em algumas versões.