Entenda a situação entre Massa, Piquet Jr, Alonso e Hamilton que pode mudar título de 2008 da F1

GP de Singapura mudou a história da Fórmula 1 em 2008 e acabou deixando Felipe Massa apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton, campeão daquela temporada

O ex-piloto de F1 Felipe Massa pretende questionar judicialmente o resultado do GP de Singapura de Fórmula 1 de 2008 após novas revelações sobre o caso de manipulação daquela corrida. Em Singapura um “acidente” foi provocado voluntariamente por Piquet Jr para que o safety car entrasse na pista e assim a história foi mudada. Entenda abaixo o ponto a ponto deste caso.

Felipe Massa em foto de divulgação (FIA)

Massa foi o maior prejudicado na época. Ele perdeu um título mundial e Piquet Jr contou que foi coagido a participar da situação para favorecer Alonso. Por tabela, Hamilton (que não é parte envolvida na manipulação) foi o maior beneficiado com o título mundial.

Após a descoberta de um novo fato o questionamento de Massa poderia mudar totalmente a história daquela temporada, dando à ele seu único título mundial.

- Publicidade -

Para quem não está por dentro e não entendeu a situação, resumimos abaixo:

1 – O GP contestado

Na temporada de 2008 Felipe Massa pilotava pela Ferrari e disputava o título com chances reais de conquista. O GP de Singapura era um dos últimos daquela temporada (havia mais 3 provas após).

Na volta 14 daquela corrida houve um acidente com o também brasileiro Nelson Piquet Jr que obrigou a adoção do Safety Car. Naquele momento Massa liderava e aproveitou a parada para ir aos boxes.

Veja abaixo como foi o acidente de Piquet Jr em Singapura. Na primeira imagem do vídeo ele roda na volta de apresentação, no que seria um “teste” para o acidente que viria na volta 14:

Por uma falha da equipe, Massa saiu do pit com a mangueira de reabastecimento pendurada e ainda sofreu uma punição e terminou o GP na décima terceira posição.

Veja a lambança que a Ferrari fez nos boxes em Singapura:

2 – Que diferença fez

O resultado de Singapura é considerado como ponto crucial para a perda de título de Massa naquele ano. Porque Hamilton terminou o GP de Singapura na terceira posição e ele era o concorrente direto de Massa naquele ano.

No GP seguinte (Japão) Massa e Hamilton bateram. Hamilton sofreu punição e Massa terminou a corrida na frente. A diferença entre eles pela liderança ficou em 5 pontos (Massa atrás).

Hamilton venceu o próximo GP (China) e a diferença foi ampliada para sete pontos. O último GP foi no Brasil onde ocorreu outro fato que marcou aquela temporada. Felipe Massa venceu o GP e precisava que Lewis Hamilton chegasse no máximo na sétima posição. Na última volta Hamilton ultrapassou Timo Glock e conquistou o campeonato por apenas 1 ponto.

3 – O que se descobriu depois

Dois dias depois do GP de Singapura (30/09/2008) o piloto Nelson Piquet Jr contou a um amigo da família que a sua batida foi proposital justamente para acionar o Safety Car e beneficiar Fernando Alonso. Fernando e Piquet Jr eram da mesma equipe (Renault) e Alonso venceu aquela prova.

A ordem foi dada pelo dirigente da Renault Flavio Briatore e pelo diretor de engenharia da equipe Pat Symonds.

A informação chegou ao pai de Piquet Jr, o veterano Nelson Piquet, que levou a informação ao diretor de provas da FIA, Charlie Withing. O caso veio a tona apenas quase um ano depois quando o comentarista da TV Globo Reginaldo Leme divulgou os fatos.

Pouco tempo depois foi revelado que uma investigação da própria F1 revelava que Piquet Jr acelerou o carro no momento que gerou a batida, o que indica que o fato foi proposital.

Por que Piquet Jr fez isso? Na época ele revelou que sofria pressão do diretor da Renault para ajudar o companheiro de equipe, inclusive utilizando a renovação do seu contrato como uma espécie de chantagem. Nessa semana Piquet Jr voltou a comentar o caso em entrevista ao site Motorsport (que você pode acessar aqui). Ele alega que o caso voltar a tona é uma boa oportunidade para ele falar o que passou na época e que sofreu ameaças envolvendo a sua continuidade na categoria.

4 – Por que estamos discutindo isso 14 anos depois?

A trama já era conhecida desde 2009 e gerou punições um tanto duvidosas aos envolvidos. Briatore, o então chefe da Renault, foi demitido e suspenso por 5 anos da categoria. Hoje ele é diretor técnico da Fórmula 1.

Os brasileiros Piquet Jr e Felipe Massa talvez tenham sido os mais prejudicados de toda a história. O primeiro porque foi demitido no ano seguinte e acabou não tendo outra chance na categoria (ele é considerado o autor da denúncia e não sofreu punições). O segundo porque perdeu a única chance real de título na categoria.

Acontece que no início deste mês o site Motorsport revelou que o então presidente da FIA, a Federação que organiza a F1, sabia dos fatos já em 2008 e não tomou qualquer atitude. Max Mosley já é falecido, mas a informação foi dada por Bernie Ecclestone, então chefe da categoria.

A informação muda o cenário porque indica que a Federação sabia que havia uma manipulação de resultados logo após a corrida e nada fez naquela temporada. Ao revelar o ocorrido apenas no ano seguinte o regulamento já não permitia que houvesse qualquer mudança no resultado daquela corrida.

5 – Qual é a discussão do momento?

A discussão no momento é que Massa já deu declarações dizendo que as novas revelações farão com que ele conteste na Justiça os resultados da temporada 2008.

Caso consiga a anulação da prova, Massa seria considerado campeão daquele ano, sendo reconhecido como dono de um título da F1 e diminuindo o número de títulos de Lewis Hamilton para 6.

6 – Quem teve culpa e quem foi punido?

As investigações apontaram culpa direta dos dirigentes da Renault. Briatore e Pat Symonds foram punidos com afastamento da categoria por cinco anos.

Piquet Jr, que criou o acidente na pista, foi o denunciante e não sofreu punições. Fernando Alonso, o beneficiário direto da situação também não.

A Renault acabou sofrendo uma punição comercial. Perdeu os patrocinadores no ano seguinte e recebeu da FIA uma punição de que não poderia se envolver novamente em fatos semelhantes ou seria banida para sempre da competição. A Renault hoje é a equipe Alpine.

Lewis Hamilton foi beneficiado indiretamente pela situação que era para favorecer Alonso. Hamilton não participou e não há qualquer indício de que ele sabia da armação para manipulação do resultado. O que houve é que Alonso não conseguiu destaque nas últimas provas e Hamilton foi o campeão.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1