Nota do Editor: existe uma versão mais atualizada deste texto que fala sobre a redução de preços proposta pelo Governo Federal em maio de 2023. Clique aqui para acessar.
Pergunta feita de forma recorrente pelos leitores do Turboway. Os preços dos carros no Brasil já estão em movimento de queda desde o segundo semestre do ano passado e isso segue uma projeção feita no ano passado. A queda vai ser mais sentida nos usados. Vai cair muito? Vai voltar ao que era antes?
Por que está caro?
Já falamos aqui no Turboway sobre os motivos dos veículos terem subido tanto de preço nos últimos três anos. Explicamos isso aqui, mas o resumo é que houve a soma de problemas: guerra na Ucrânia, crise entre Estados Unidos e China, pandemia da Covid19 são alguns dos fatores.
Isso desencadeou alta na preço do aço e falta de suprimentos eletrônicos no mercado. Com isso as montadoras de veículos não puderam produzir tantos veículos quanto as pessoas estão querendo comprar. O preço do carro zero sobe, as pessoas então buscam carros seminovos e aí os preços destes sobem também. Aí todos nós “choramos”.
Também contribui o alto custo de produção de veículos aqui em nossa região do planeta. E o que contribui para cair? O mercado está vendendo menos. Está sobrando carro novamente.
O preço do carro vai cair rápido?
Não. Há um agravante no cenário atual do país que é um empecilho: os juros estão muito altos. Isso eleva os custos da indústria e o pior: impede que muitos consumidores tenham acesso à crédito (ou um crédito justo) para comprar.
A diferença já está sendo sentida desde o ano passado, quando os preços despencaram 12% na tabela Fipe, que é a principal referência do mercado.
Um exemplo é o Toyota Corolla, carro muito valorizado no mercado. Na tabela Fipe de dezembro o Corolla XEi 2.0 2021 (código Fipe 2111-3) tinha preço médio de R$ 133.500,00. Agora em março o mesmo carro está com preço médio de R$ 131 mil.
Segundo relatório do JP Morgan Research os preços dos carros vão cair até 20% em todo o mundo em 2023.
Um fator importante para a queda é que as locadoras de veículos voltaram a comprar muitos carros e vender a antiga frota. Isso despeja um número muito grande de usados no mercado e aí a oferta aumenta. As locadoras de veículos são hoje as maiores compradoras de veículos no Brasil.
Entre as opções de zero km a queda deverá ser mais lenta. As montadoras já restabeleceram sua capacidade de produção e de importação, algumas inclusive trazendo modelos que estavam fora do mercado desde o início da pandemia.
Quero comprar. Espero?
Está liberado o choro pelo desconto. Tem veículos que nos últimos dois anos cresceram quase 40% no preço, como o Volkswagen Up. Se o vendedor não quer negociar um desconto você certamente achará outro que vai querer.
No entanto, fique de olho: as taxas de juros estão em alta. Parcelar em muitas vezes não é bom negócio. Se você precisar simular financiamento sem compromisso do banco ficar te ligando depois, use nossa calculadora.
Sinta o mercado e acompanhe a evolução dos preços. Alguns carros são muito procurados e esses devem ter menos redução. Ressalto que há um movimento de queda e a queda acentuada de preços é uma projeção, não uma certeza. Lembre-se que qualquer novo evento de crise que ocorra pelo mundo pode alterar novamente o cenário.
Quero vender. Vendo?
O momento de vender bem foi no início de 2022. Ainda é um bom negócio vender porque os preços ainda estão muito altos.