O Nissan Sentra voltou ao mercado brasileiro após dois anos desde que a geração anterior foi aposentada. As montadoras estão se mexendo na categoria de sedãs médios, mais quais opções temos hoje?
A categoria hoje tem os três japoneses citados no título deste texto, embora o Honda Civic tenha se distanciado e hoje é oferecido apenas na versão híbrida que sai por quase R$ 250 mil.
Entre os convencionais (motor à combustão) estão o Toyota Corolla, o Nissan Sentra, Volkswagen Jetta e o Chevrolet Cruze. Esses são os concorrentes mais próximos no mercado nacional atualmente e que são o tema da comparação deste texto. Veja abaixo informações mecânicas, preços e números do mercado:
Corolla x Cruze x Sentra x Jetta x Civic x Arrizo 6
Quais são nacionais ou importados?
O Toyota Corolla é o único da categoria com fabricação nacional. O Cruze é fabricado na Argentina, o Sentra e o Jetta no México e o Civic é importado dos Estados Unidos. Arrizo 6 é importado da China.
Qual é o mais barato e qual é o mais caro?
Na escala, o Toyota Corolla é o mais barato, partindo de R$ 146.900. Porém logo em seguida já estão o Chevrolet Cruze e o Nissan Sentra (R$ 148 mil). O Jetta sai por R$ 227 mil! O Civic por R$ 244 mil. O Arrizo 6 custa R$ 160 mil.
Qual “barca” é maior?
Nas medidas, o Jetta é o mais comprido. São 4,74 metros no carro da VW. Depois vem o Civic, com 4,68 metros.
O Sentra mede 4,64 metros e empata em tamanho com o Arrizo 6. Eles têm apenas um centímetro a mais que o Corolla. O menor é o Cruze, com 4,44 metros de comprimento.
As medidas de largura em ordem do maior para o menor e não descontado o retrovisor: Sentra 1,82m, Arrizo 1,81m, Civic 1,80m, Cruze 1,80m, Jetta 1,79m e Corolla 1,78m.
Arrizo tem o maior porta-malas, Cruze o menoor
Um ponto que interessa muito quem compra um sedã médio é logicamente o espaço no porta-malas. O Cruze tem o menor espaço, de 440 litros, que é menor que o do seu irmão Onix Plus (500 litros).
O maior espaço está no Arrizo 6 Pro, com 570 litros, seguido do Jetta (510), Civic (495), Corolla (470) e Sentra (466).
Quais são os motores que equipam?
O Corolla tem motor 2.0 aspirado de 177cv de potência, mas o carro da Toyota também tem versões híbridas com potência de 122cv.
O Cruze tem motor 1.4 turbo, de 153cv de potência.
O Sentra tem motor 2.0 aspirado, de 145cv.
O Jetta tem motor 2.0 turbo de 231cv, sendo o veículo mais rápido entre eles.
O Civic é híbrido e tem um motor 2.0 que combina com um elétrico e gera 184cv de potência. Já o Arrizo tem motor 1.5 turbo que gera 160cv.
Todos estão combinados com câmbio automático. Não existe opção com câmbio manual nesta categoria.
Quais têm versões híbridas ou elétricas?
Corolla é o único com versões convencionais e híbridas. O Civic agora só é vendido em versão híbrida, assim como o Chery Arrizo 6. Nenhum deles têm versão exclusivamente elétrica.
Todos têm motor flex?
Não. Nissan Sentra e Volkswagen Jetta são movidos apenas à gasolina. O Honda Civic híbrido também recebe apenas gasolina.
O que mudou na categoria nos últimos anos?
O mercado já tem estes mesmos veículos há alguns anos. O que acontece é no início da pandemia de Covid19 houve uma queda abrupta das vendas e as montadoras reviram seu portifólio. A Honda acabou encerrando a fabricação do Civic no Brasil e a Nissan parou de importar o Sentra.
Agora que o mercado vem em movimento de recuperação (principalmente de disponibilidade de peças) as marcas aproveitaram para se mexer. A Honda trouxe o Civic importado, mas reposicionado. A Nissan com isso entendeu que poderia ocupar antigo lugar do Civic com o novo Sentra e voltou a importar o modelo.
Chevrolet se mexeu pouco, apenas dando um banho de novos acessórios ao Cruze, que está em fim de ciclo. No México, por exemplo, a marca substituiu o Cruze pelo Cavalier, que é o novo Monza chinês.
A Toyota aproveitou a vantagem de ser a única que fabrica no Brasil para consolidar a liderança e trabalhar o nome Corolla em outros modelos, como o Toyota Cross.
Quanto eles vendem?
O Toyota Corolla é o sedã médio mais vendido no Brasil. Foram quase 43 mil emplacados em 2022.
O Chevrolet Cruze emplacou quase 10 mil unidades durante todo o ano passado. Civic e Sentra estavam fora do mercado e voltaram agora, então não possuem números de venda a considerar.
O Jetta vendeu apenas 548 veículos em 2022. Pouco para um carro que há 10 anos emplacou 20 mil unidades. O Chery Arrizo 6 vendeu 1456 unidades. Os dados são da Fenabrave.
Quais têm versão esportiva?
Os sedãs médios sobrem com o estigma de ser “carro de tiozão”. E as montadoras trabalharam muito nos últimos anos para virar esse jogo. Basta ver o visual dos sedãs atualmente.
Dos modelos listados até aqui, o Corolla tem uma versão GR Sport, que tem preparação Gazoo Racing, o braço esportivo da Toyota. O Cruze também tem versão esportiva chamada Cruze Sport6.
Porém não se engane. As versões esportivas destes dois veículos têm exatamente o mesmo motor das versões normais. A mudança está nas cores e nos acessórios utilizados que ganham decoração preta.
O Volkswagen Jetta é o que tem o conjunto mecânico mais rápido entre os veículos listados. Ele é vendido em 2023 em versão única (GLI) que é equipado com o motor TSI350.