A Volkswagen apresentou hoje imagens do elétrico popular ID.2, veículo popular equivalente ao Golf da atual linha de veículos a combustão.
O modelo terá tração dianteira, autonomia de até 450 km, recursos tecnológicos inovadores como Travel Assist, IQ. Light e Planejador de Rotas para carros elétricos, além da nova linguagem de design Volkswagen.
O ID.2 será baseado na plataforma MEB da Volkswagen, que já é usada em outros modelos elétricos da marca, como o ID.3 e o ID.4. A versão fará parte da lista de dez novos modelos elétricos que a montadora alemã pretende lançar até 2026.
Ainda este ano devem chegar ao mercado o novo ID.3, o ID. Buzz alongado e o ID.7. A lista crescerá com um SUV elétrico compacto em 2026.
A Volkswagen disse que apresentará a versão de produção do ID.2 para o mercado europeu em 2025. Segundo a montadora, o preço inicial será próximo do Polo vendido no continente. Atualmente, o hatch a combustão custa cerca de 22 mil euros na Europa. O ID.3 sai por 44 mil euros.
Apesar do preço e da proposta popular, o ID.2 não será o modelo elétrico de entrada da Volkswagen. Este papel caberá ao ID.1, tratado por uns como um Up elétrico, ou como Polo elétrico e até mesmo um Gol elétrico.
Elétricos populares: quais as perspectivas?
Com o avanço da tecnologia e o aumento da demanda por veículos elétricos, várias montadoras estão investindo em modelos mais acessíveis, visando atender um público mais amplo.
Além disso, governos de diversos países estão implementando políticas públicas que incentivam a produção e o consumo de veículos elétricos, como subsídios e isenções fiscais. Isso tem contribuído para tornar esses carros mais acessíveis ao público em geral.
Outro fator que pode contribuir para popularizar os carros elétricos é a queda no preço das baterias, que tem sido uma das principais barreiras para a popularização desses veículos. Com o avanço das tecnologias de armazenamento de energia, espera-se que os preços das baterias diminuam, tornando os carros elétricos mais competitivos em relação aos carros a combustão.
No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a falta de infraestrutura de recarga em algumas regiões e a limitação da autonomia dos carros elétricos mais acessíveis. Com os avanços contínuos na tecnologia e as políticas governamentais em curso, acredita-se que os carros elétricos de preço popular têm um futuro promissor.