A Caoa Chery confirmou que irá usar a fábrica em Jacareí/SP para fabricar carros elétricos a partir de 2025. A informação foi publicada pelo portal Estadão. A unidade foi desativada em maio do ano passado, com 600 demitidos e a promessa de um retorno no futuro, como polo regional de veículos elétricos.
Em fevereiro, a promessa foi colocada em dúvida, com o anúncio de que a Chery irá erguer uma fábrica parecida na Argentina, com a mesma intenção de ser um polo regional de elétricos, causando uma possível competição com a fábrica paulista.
Em entrevista ao Estadão, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, herdeiro do grupo Caoa e filho do fundador, morto em 2021, confirmou as intenções no Brasil. A Caoa é dona de 50% da Chery no país.
“Não mudamos nada em nossos planos e a fábrica de Jacareí voltará a funcionar em 2025″, afirmou ao jornal. Segundo ele, apesar de a unidade de Goiás ter capacidade para ampliar sua produção, o grupo precisa da planta de Jacareí para seus projetos futuros.
Sobre os investimentos na Argentina, o executivo disse que a medida irá ajudar a ampliar as exportações do Brasil, já que existe um acordo no Mercosul de reciprocidade em exportações e importações entre os países membros.
Ainda segundo o jornal, ontem (9), ele e o vice-presidente executivo da Caoa, Marcelo de Oliveira Elias, embarcaram para a China para se reunir com executivos da matriz da Chery. Na pauta, discussões sobre futuros produtos que serão feitos no Brasil, parte deles na unidade do interior de São Paulo.