Quem nunca teve um problema no carro, levou no mecânico de confiança e caiu na tentação de fazer um conserto mais em conta? Gambiarra no carro é quase um patrimônio nacional. Mas quando tratamos de carro, quase sempre é melhor gastar mais e fazer direito, do que economizar com improvisos.
Confira seis gambiarras que nem MacGyver recomendaria fazer.
6 – Usar um parafuso no lugar do fusível
O fusível queimou e, em vez de trocar, você prefere colocar um parafuso para fazer o contato. Parabéns, você acaba de permitir que um curto-circuito vire um incêndio no seu carro. A função do fusível é justamente interromper o fluxo de eletricidade quando houver sobrecarga. O parafuso ali provavelmente irá bater palmas e incentivar o curto-circuito a ir mais longe.
5 – Fazer bypass na mangueira do radiador
A mangueira furou, você leva no mecânico, e ele, todo espertão, fala que consegue arrumar fazendo uma adaptação, encurtando a mangueira. Maravilha, acabou o vazamento.
O problema é que a mangueira é dimensionada pela montadora para ter um tamanho ideal e assim refrigerar o motor no tempo certo. Com ela encurtada, muito provavelmente o radiador será sobrecarregado e irá pifar, tornando o prejuízo muito maior.
Gambiarra no carro tem limite, gente.
4 – Completar o líquido do radiador com água da torneira
Tem gente que anda até com uma garrafa pet no carro, pronta para entrar em ação quando o nível do reservatório baixar. Apenas pare. O radiador não foi feito para receber o cloro nem outros componentes presentes na água da torneira. Use o líquido de arrefecimento feito especialmente para isso. E use o indicado no manual. Se o radiador pifar, lembre-se que o motor pode ir junto…
3 – Consertar roda amassada
Por economia, você aceita que o borracheiro desamasse a roda empenada. Por mais que ele seja bom no martelo, é muito provável que essa roda voltará a dar problema, pois todo metal tem um ponto de resistência que, uma vez quebrado, dificilmente mantem a integridade. Sempre que a roda amassar, o jeito é comprar uma nova.
2 – Riscar pneu careca
Esta é uma gambiarra no carro que traz sérios riscos à segurança, e mesmo assim não é raro de acontecer. O pneu ficou careca e, em vez da troca, o dono leva para um “profissional” riscar a borracha e dar sobrevida ao item. Não é preciso falar o tamanho do risco que é se o pneu estourar com o carro em movimento…
1 – Retirar a válvula termostática
Essa tem até mecânico renomado que sugere ao dono do carro. A válvula é uma peça feita para se abrir e se fechar, a medida em que o motor vai atingindo seu ponto de temperatura ideal. Quando ele está frio, a válvula fecha, não permitindo a refrigeração e, quando ele esquenta, ela abre a passagem do líquido do arrefecimento. Assim, o motor chega mais rapidamente à temperatura ideal.
Os mecânicos que recomendam a retirada alegam que se ela emperrar, o motor não irá refrigerar e poderá ferver, causando grandes prejuízos. Ok, mas, sem ela, o motor sempre irá demorar a atingir a temperatura ideal e isso também é um problema. Motores frios gastam mais combustível e trabalham com folgas de peças, já que os pistões e anéis ainda não se expandiram, causando, assim, possibilidade de contaminação no óleo do cárter.