Estão chegando ao território ucraniano oito carros apreendidos na Letônia que estavam sendo conduzidos por motoristas bêbados. É o primeiro lote após a aprovação de uma lei pelo parlamento do país que permite a prática.
O parlamento Letão aprovou a ida dos primeiros carros de motoristas bêbados para a guerra no último dia 7. Os carros devem servir principalmente ao exército ucraniano e também servir aos hospitais do país durante a guerra com a Rússia.
Fechando o cerco contra os bêbados
A história começou após dados do governo da Letônia mostrarem a alta significativa de acidentes envolvendo motoristas bêbados no país. Isso depois que quatro mil motoristas flagrados bêbados em 2022. Destes, mil se envolveram em algum acidente. A Letônia tem pouco menos de 2 milhões de habitantes, quase o mesmo que Curitiba.
Assim o país endureceu as leis de trânsito no ano passado, determinando que o motorista flagrado com mais de 0,71 mg/ de álcool no sangue detectado no bafômetro perdesse o carro. Como resultado 215 veículos foram parar no depósito da polícia local.
O problema é que estes veículos começaram a acumular no depósito e não ter um destino. A Letônia, ao lado da Lituânia, Estônia e Polônia são países que apoiam a Ucrânia na guerra. Pois todos estes países são vizinhos da Rússia e temem que após a Ucrânia o governo de Vladimir Putin queira embarcar em uma guerra para anexar também estes territórios.
Carros oficiais também podem ir
No dia 7 de março a entrega destes carros de motoristas bêbados para a guerra foi aprovada e o governo ucraniano pode decidir usar da forma que achar conveniente. “Passado pouco mais de um mês da ideia já conseguimos concretizar (o envio). Mais uma vez confirmamos nossa unidade em fornecer apoio à Ucrânia“, disse Arvils Ašeradens, Ministro das Finanças da Lituânia, em entrevista ao canal público da Letônia.
O mesmo ministro confirmou que além dos carros apreendidos a lei do país permite também que sejam enviados carros de serviços públicos do país, como veículos policiais e de bombeiros.
A Receita Federal da Letônia está trabalhando em uma lista de veículos apreendidos e fora de uso do governo que estejam em boas condições de uso para oferecer ao governo ucraniano.
Abaixo reproduzimos reportagem da LTV, a rede pública da Lituânia, sobre o assunto: