Fórmula 1: veja o que muda nas equipes para a temporada 2023

Fique por dentro das mudanças nas equipes e nos carros para a temporada de 2023 em nosso guia da F1

A Fórmula 1 está de volta e na temporada de 2023 temos equipes com novos pilotos, o maior calendário de uma temporada e a expectativa de como vão se comportar os carros de Red Bull, Ferrari e Mercedes-Benz.

Informações neste texto:

As equipes

Vamos falar primeiro das equipes. Quatro delas estão com novos dirigentes: Ferrari, Mclaren, Alfa Romeo e Williams.

- Publicidade -

Ferrari
Começando pela Ferrari, quem assumiu foi Frédéric Vasseur, engenheiro que tem a missão de dar um rumo à equipe italiana. Nas últimas temporadas a Ferrari ressurgiu como favorita, mas ficou para trás com erros bobos de estratégia de equipe.

A equipe vai para as pistas com os mesmos pilotos (Charles Leclerc e Carlos Sainz) e mantém o mesmo estilo de carro, agora com tom um pouco mais escuro de vermelho.

Ferrari
Novo carro da Ferrari para 2023 tem vermelho mais escuro e muitos detalhes em preto (foto: Ferrari)

McLaren
Pela Mclaren assume o italiano Andrea Stella como dirigente, ele também é engenheiro. A equipe também conta com piloto novo, Oscar Piastri, revelação da Fórmula 2 que acabou gerando atrito com Fernando Alonso na Alpine. No final, nem um, nem outro acabou ficando na Alpine. O conjunto mecânico usado pela equipe é da Mercedes.

Aston Martin
Fernando Alonso foi para a Aston Martin, que fez significativas melhoras no ajuste do carro para receber o campeão. Seu companheiro de equipe é Lance Stroll, que segue na Mclaren. A Aston Martin usa motor Mercedes.

Alfa Romeo
A Alfa Romeo, que de fato é a Sauber, agora tem Alessandro Bravi como dirigente de equipe. Engenheiro, ele tem a missão de fazer a equipe morder pelo menos um pontinho em cada corrida e honrar o nome da marca esportiva italiana, que é a representante da Stellantis na categoria.

Vai para pista com Valteri Bottas e Zhou Guanyu. O conjunto mecânico utilizado é da Ferrari.

Williams
Outra que fez mudanças no comando foi a Williams, com a liderança de James Vowles, que assim como os outros três novos dirigentes que citamos também é engenheiro. Vowles era estrategista da Mercedes. A Williams vai para a pista com Alexander Albon e a novidade Logan Sargeant. O motor é Mercedes.

Logan é um piloto novato que vem do programa de jovens pilotos da Williams e participou da Fórmula 2, tendo ficado na quarta colocação na temporada passada. A aposta nele não é apenas uma renovação da Williams, mas também da empresa que controla a F1. Sargeant é estadunidense, país em que a categoria espera ampliar cada vez mais sua audiência.

Red Bull
A atual campeã Red Bull continua usando motores Honda, a novidade é que a marca japonesa volta a colocar o seu nome nos motores. Na temporada passada, em que saiu vitoriosa, a Red Bull já usava Honda, mas nomeava os motores com seu nome. Vão para a pista o campeão Max Verstappen e Sergio Perez.

Carro da Redbull para 2023 (foto: Redbull/ divulgação)

Mercedes-Benz
A equipe de Lewis Hamilton e George Russel continua sob o mesmo comando, mas perdeu o estrategista da equipe, James Vowles, que foi ser chefe na Williams.

O carro sofreu ajustes importantes para render mais e saltar menos, corrigindo erros imperdoáveis do modelo do ano passado. A equipe também agregou Mick Schumacher, o filho de Schumacher, como terceiro piloto.

Haas
A Haas agora se chama “Haas Moneygram”, adicionando o nome da principal patrocinadora, que é uma empresa de pagamentos norte-americana. Dispensou Mick Schumacher e pela equipe correm Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, piloto experiente que estava fora da F1 e volta agora pela Haas. O motor é Ferrari.

Alpha Tauri
Pela Alpha Tauri estão Nyck de Vries e Yuki Tsunoda. A equipe do mesmo grupo da Red Bull perdeu o francês Pierre Gasly para a Alpine. O conjunto mecânico é da Honda.

Alpine
A Alpine fez um movimento contrário ao da Haas e tirou o nome da patrocinadora do nome. Antes BWT Alpine, agora é só Alpine. A Alpine é a marca esportiva da Renault e a BWT é uma empresa austríaca que fabrica aparelhos purificadores de água. O motor da equipe é Renault.

Os pilotos

Max Verstappen (Red Bull)
O bicampeão da categoria (2021 e 2022) é belga e filho de holandeses. No entanto, ele é registrado na Fórmula 1 como representante dos Países Baixos (Holanda) e tem 25 anos.

Max Verstappen
Max Vertappen é o atual campeão da categoria

Sergio Perez (Red Bull)
O mexicano Sérgio Perez tem 33 anos e é conhecido pelo apelido de Checo na F1. Está na Fórmula 1 desde 2011 e já passou por 5 equipes. Disputou 239 corridas e nunca conquistou um título.

Charles Leclerc (Ferrari)
Promessa da categoria, Leclerc viu pontos importantes fugirem de suas mãos por erros absurdos de estratégia da Ferrari nos anos anteriores. Ele tem 25 anos e é do principado de Mônaco, na Europa.

Carlos Sainz (Ferrari)
O espanhol tem 28 anos e já disputou 163 Grandes Prêmios. Apesar disso, tem apenas uma vitória na carreira, no ano passado no GP da Inglaterra.

George Russel (Mercedes-Benz)
Inglês de 25 anos, chegou na Mercedes no ano passado vindo da Williams. Já disputou 82 corridas e tem apenas uma vitória no currículo: Brasil, ano passado.

Lewis Hamilton (Mercedes-Benz)
Inglês de 38 anos, Hamilton é o maior campeão da categoria ainda em atividade. Tem 7 títulos mundiais e 103 vitórias no currículo. Precisa que a equipe acerte o carro para voltar a vencer.

Lewis Hamilton é quase Luiz Hamilton para os brasileiros

Esteban Ocon (Alpine)
Francês de 26 anos. Já disputou 111 GPs e conquistou apenas 1 vitória na carreira. Está na Alpine desde 2020, quando ela ainda se chamava Renault.

Pierre Gasly (Alpine)
Francês de 27 anos e novidade na também francesa Alpine. Gasly era piloto da Alpha Tauri e já disputou 108 GPs. Nesses, teve apenas uma vitória até hoje.

Oscar Piastri (Mclaren)
Novato e campeão da Fórmula 2, Piastri tem 21 anos e é australiano. Chegou a ser cogitado como o possível substituto de Alonso na Alpine, mas a Mclaren foi mais rápida em contratar o talento.

Oscar Piastri, quando ainda estava na Alpine (foto: reprodução)

Lando Norris (Mclaren)
Inglês de 23 anos. Está desde 2019 na equipe e nunca venceu.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
Bottas é finlandês e tem 33 anos. Já disputou 201 corridas e venceu 10. Já foi companheiro de Hamilton na Mercedes e está desde o ano passado na Alfa Romeo.

Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
Chinês de 23 anos. Está na segunda temporada e disputou 22 GPs até o início desta temporada. Nunca venceu.

Lance Stroll (Aston Martin)
Canadense de 24 anos. É filho de Lawrence Stroll, um dos donos da Aston Martin e financiador da equipe. Disputou 123 corridas desde 2017 e nunca venceu.

Fernando Alonso (Aston Martin)
Sem perspectivas na Alpine, que chegou a cogitar substituí-lo por Oscar Piastri, o espanhol de 41 anos é bicampeão mundial e não pensa em se aposentar e foi para a vaga de Sebastian Vettel, este sim se aposentou.

Fernando Alonso, em foto de divulgação da equipe.

Kevin Magnussen (Haas)
Dinamarquês de 30 anos. Chegou na Haas em 2017 e ficou como piloto até 2020. Nunca teve vitórias. Voltou em 2022 por uma ocasião peculiar: substituir o piloto russo Nikita Mazepin, que perdeu a vaga após seu país invadir a Ucrânia.

Nico Hulkenberg (Haas)
Piloto alemão experiente de 35 anos. No ano passado estava como piloto reserva da Aston Martin e acabou assumindo como piloto titular da Haas no lugar do também alemão Mick Schumacher.

Nyck de Vries (Alpha Tauri)
Holandês de 28 anos que veio da Fórmula E. De Vries estreou no ano passado na F1, entrando no meio da temporada no lugar de Alexander Albon, na Williams, que foi afastado por motivos de saúde.

Yuki Tsuonoda (Alpha Tauri)
Japonês de 22 anos. Está na equipe desde 2021 e nunca venceu.

Alexander Albon (Williams)
Albon é tailandês e também tem nacionalidade britânica. O piloto de 26 anos chegou a disputar temporadas pela Red Bull até 2020. Depois voltou para a Williams e ficou de fora da competição por motivos de saúde.

Logan Sargeant (Williams)
Estreante, o piloto norte-americano tem 22 anos e é também uma aposta comercial da FIA para agregar fãs nos Estados Unidos. Aqui nós falamos um pouco mais sobre Sargeant.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1