Carros irmãos que não são nada parecidos? Separamos alguns modelos que são produzidos sobre a mesma plataforma veicular. São quase o mesmo carro, mas a primeira vista eles são muito diferentes.
A plataforma veicular é a base para a montagem de um veículo. E elas são projetadas para atender uma família de veículos com as mesmas soluções mecânicas e tecnológicas. Portanto o compartilhamento destas soluções gera economia para as marcas.
Listamos alguns modelos que são “irmãos de plataforma” e são coisas completamente diferentes:
Jeep Renegade e Fiat Toro
O caso mais conhecido é o da Jeep que compartilha sua plataforma (Small Wide LWB) entre o Renegade e a picape Fiat Toro, mas também com os Jipes Compass e Commander. Essa conta vai aumentar, porque compartilhará em breve também com a nova picape da RAM.
São veículos fabricados em Goiana, Pernambuco e a plataforma LWB veio da Europa. Lá ela já servia de base outros produtos das marcas.
VW Golf e Audi A3
A Volkswagen é pioneira no uso de plataformas modulares, que permitem maior customização, como a alteração de medidas importantes para veículos de marcas diferentes. Entre elas, o entre-eixos, por exemplo.
Por exemplo, a distância entre eixos. Então o que o grupo fez foi multiplicar seu uso e além do Volkswagen Golf e do Audi A3, outros diversos modelos usam essa mesma plataforma, como o Skoda Otavia e o Polo europeu.
BMW X2 e Mini Countryman
Nesse caso de “carros irmãos” a plataforma UKL2 é utilizada no Mini Coutryman, um veículo maior da marca e também nos BMW X1 e X2. Assim vale destacar que a Mini e a BMW fazem parte do mesmo grupo industrial e a plataforma UKL2 permite adicionar tração nas quatro rodas.
Infinity Q30 e Mercedes Classe A
A marca de luxo da Nissan, Infinity, quis investir em um hatch para o mercado norte-americano. Então buscou a Mercedes-Benz, que não é do mesmo grupo, para ter a mesma plataforma que a montadora alemã usa para o Classe A.