Nos Estados Unidos o Super Bowl é o maior e mais caro evento midiático da tv. Super Bowl é como é chamada a final do campeonato de futebol americano, esporte popular por lá. Pois na edição que terminou no último fim de semana alguém pagou um comercial para falar mal da Tesla.
Os shows no intervalo da partida e os comerciais de tv costumam ser parte da atração e 30 segundos de espaço costuma valer uma fortuna. Apesar da edição deste ano ter anúncios da GM e da RAM, foi a Tesla que ocupou o topo dos comentários no Twitter com o comercial que diz que o piloto automático de seus carros não funciona.
O comercial exibido alega que o piloto automático não é o que a Tesla anuncia e questiona como as autoridades aprovaram o seu uso no trânsito. Assista abaixo:
Segundo a CNN americana, a veiculação do comercial custou cerca de R$ 3,5 milhões, embora outros sites chegaram a falar em cifras mais altas. O comercial foi pago pela organização The Dawn Project, liderada pelo bilionário Dan O’Dowd. E quem é ele?
Dan O’Dowd é um empresário do setor de tecnologia e tem participação em desenvolvimento de produtos militares de alto sigilo para o governo norte-americano, como o avião Boeing B1-B, um bombardeiro específico para missões nucleares.
Ele é criador do The Dawn Project, uma organização que diz trabalhar para que os computadores sejam seguros para a humanidade. O piloto automático da Tesla, chamado de Full-Self Driving (FSD) não é totalmente autônomo como já foi sugerido, mas presta assistência ao motorista com a capacidade de entender o trânsito a sua volta.
Pelo comercial exibido, a Tesla ainda tem sérios problemas a resolver. A empresa não comentou o anúncio, mas vem tentando deixar claro que nada do que está sendo falado é verdade e que o seu FSD não substitui motoristas humanos e que se trata de um sistema de assistência. Embora a empresa admita que tem feito testes (internos) para aumentar a autonomia do sistema.
Tesla e o Twitter
No Twitter as postagens que mencionam o comercial foram rotuladas com informações de que se trata de informação falsa e que Dan O’Dowd na verdade faz isso porque a empresa dele não foi a escolhida para equipar as tecnologias dos carros da Tesla.
O Twitter, vale lembrar, desde o ano passado é controlado por Elon Musk, dono da Tesla. A imprensa norte-americana repercutiu que os selos usados para apontar que uma postagem pode ser enganosa são usados em notícias mentirosas que atentem contra direitos sociais e humanos. Foi a primeira vez que este recurso foi utilizado em um assunto automotivo e curiosamente da mesma empresa do dono do site.
Sistema questionado
O problema é que a Tesla se envolveu em alguns episódios nos Estados Unidos em que o ponto central é justamente o questionamento do sistema de inteligência dos carros. Muitas associações vem questionando a forma como a empresa vende a ideia que seus carros conseguem ser operados com a mínima interferência dos motoristas.
Esse ruído ganhou ainda mais força após o depoimento de um engenheiro da empresa em um processo sobre um acidente vazar à imprensa. Ele afirmou à justiça que um vídeo da Tesla produzido há alguns anos que buscava exaltar o piloto automático do carro era na verdade uma mentira. O sistema que esse vídeo fazia propaganda é o antecessor do FDS.