Peugeot 208 destrona VW Golf e se torna o mais vendido da Europa

Golf foi uma das vítimas da transição para o carro elétrico na Europa.

O fim de uma era que durou 15 anos. O VW Golf não é mais o carro mais vendido da Europa. O compacto alemão foi destronado pelo Peugeot 208, novo líder de vendas no continente, ao fechar 2022 com pouco mais de 206 mil unidades vendidas, contra 177 mil do ex-rei.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Peugeot 208 destrona VW Golf
Também vendido no Brasil, o Peugeot 208 foi o campeão de vendas na Europa em 2022.

A real é que o Golf não foi superado apenas pelo compacto francês. O Golf não foi nem mesmo o mais vendido da Volkswagen ao longo dos 365 dias de 2022. Ficou em quinto, atrás também de Dacia Sandero, VW T-Roc e Fiat Abarth 500.

O mercado europeu deu mesmo uma mexida no ano passado. Ainda em forte migração do motor a combustão para o elétrico, a indústria ainda ressente a baixa das vendas. A retração foi de 4,1% frente a 2021, mas para o veículo europeu, essa queda foi ainda maior.

É que 2022 consolidou a chegada do veículo chinês no Velho Continente. Juntas, as marcas do país mais populoso do mundo cresceram 116% nas vendas, pulando de 66 mil para 152 mil unidades. Se fossem um carro só, as marcas chinesas teriam terminado 2022 como o oitavo carro mais vendido da Europa!

Até por isso, a Stellantis prega que a União Europeia deva frear a chegada dos concorrentes chineses, valendo-se de puro protecionismo. Em vão.

POSIÇÃOMODELOUNIDADES
Peugeot 208206.816
Dacia Sandero200.550
Volkswagen T-Roc181.153
FIAT/Abarth 500179.863
Volkswagen Golf177.203
Toyota Yaris175.713
Opel/Vauxhall Corsa164.358
Hyundai Tucson150.803
Dacia Duster149.648
10ºRenault Clio143.561
Carros mais vendidos da Europa: Golf despencou de 1º para 5º

Por que menos Golf e mais 208?

O Golf sempre foi conhecido por sua combinação de praticidade, conforto, tecnologia e design atraente, tornando-o uma escolha popular entre compradores de carros compactos na Europa. Além disso, a marca Volkswagen é amplamente respeitada na Europa, o que também contribuía para o sucesso do Golf. Então ele perdeu tudo isso? Não.

O Gol continua sendo prático, confortável e continua com design atraente. A Volkswagen continua respeitada – embora com manchas recentes por suas ações corruptas em relação ao meio ambiente, no caso conhecido como Dieselgate. O que então fez ele perder mercado? Em parte, por causa da prória Volks.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A montadora renovou sua frota e é uma das maiores fabricantes de elétricos do mundo. De suas fábricas já saem carros elétricos muito bons, como o ID.3 e ID.4, acessiveis para boa parte dos europeus. E são justamente esse compactos elétricos que estão roubando clientes da própria marca.

A família ID também combina praticidade, conforto e design atraente, mas com o máximo de tecnologia do carro moderno, coisa que o Golf foi deixando de ter. Quem olhava para um Golf agora olha para um ID.3. Esse canibalismo interno explica a queda do Golf. Mas nada que tire o sono dos executivos alemãos. É isso que eles realmente querem: que seus clientes continuem com a marca, não importe com qual carro.

De fato, a Volkswagen fechou mais um ano na liderança, com impressionantes 24,67% de mercado. Ou seja, a cada 4 carros vendidos na Europa, 1 ainda é da marca alemã. Definitivamente, nenhum executivo perdeu o sono com a queda do Golf…

Mas e o Peugeot 208? Ele não tem qualidades? É claro que tem. É considerado um dos maiores custos-benefícios da Europa. É barato e entrega muito. Lançado em 2019, de cara chamou a atenção pela aparência moderna, interior elegante e tecnologia avançada, além de ser fácil de dirigir.

O 208 também tem uma boa reputação quanto a segurança, eficiência energética e economia de combustível. Além disso, a Peugeot é uma marca respeitada na Europa, com uma forte presença no mercado automotivo, o que ajuda a estabelecer a credibilidade do 208 como uma escolha de carro confiável.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES