Ele retornou aos holofotes esta semana. O Fusca azul do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica voltou a aparecer na imprensa durante uma visita de Lula ao país e à chácara do uruguaio. Ambos entraram no veículo e deram uma voltinha, cena que foi devidamente registrada.
Mas como é o Fusca? E mais, qual é o Fusca de Pepe Mujica? É um Fusca brasileiro ou mexicano, os dois países a fabricar mais modelos – e a exportar ao Uruguai?
À primeira vista, não parece ser um Fusca brasileiro, pois trata-se de um veículo 1600 1987 – o Fusca nacional teve um hiato de 6 anos na produção, do fim de 1986 até 1993 – até a volta do Fusca Itamar.
Porém esta informação sobre o ano de fabricação do Fusca de Mujica pode não estar totalmente certa. A menos que no Uruguai os últimos modelos importados do Brasil tenham sido vendidos como modelo 1987, algo plausível.
Então por que o Fusca de Pepe Mujica não é, simplesmente, um mexicano? Por causa das pequenas diferenças entre as versões daqui e de lá. O Fusca nacional teve vidros menores e setas no paralama. O mexicano, chamado de Vocho, teve que adaptar as setas mais próximas aos faróis para poder ser exportado aos EUA.
O fato é que o Fusquinha de Mujica está inteiraço, sendo este um dos motivos do interesse de muitos pelo carro. Em 2014, quando ainda era presidente do Uruguai, ele rejeitou a oferta de um sheik árabe, que ofereceu 1 milhão de dólares pelo modelo – avaliado em apenas 2 mil dólares. Pepe Mujica, que vive uma vida simples e tranquila em sua chácara nas imediações de Montevideo, rejeitou a oferta.