Fiat dá carro para internauta e tenta ofuscar Chevrolet no BBB23

Ação de publicidade da Fiat aconteceu durante a exibição do Big Brother Brasil e para gerar repercussão a montadora contratou influenciadores para espalhar o assunto

A Fiat fez uma ação de publicidade na noite desta quinta-feira (26) e deu uma picape Fiat Toro para um internauta que comentava sobre a prova do líder do Big Brother Brasil, da TV Globo. O programa é patrocinado pela rival Chevrolet, que naquele momento lançava a nova picape Montana. A ação da Fiat tinha como objetivo ofuscar a repercussão do novo produto da concorrente nas redes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a realização da prova o internauta fez uma referência à Fiat ter patrocinado o BBB em quase todas as suas edições. Ele postou: “Que estranho não ser uma prova valendo um Fiat Toro”.

Em seguida o perfil da Fiat respondeu:

“Oi @soncini_, uma líder de vendas como eu jamais te abandonaria e por isso vamos te dar uma Fiat Toro zerinho de presente. Não tem prova hoje, mas vai ter carro sim. Quer jeito melhor de matar essa saudade?”



fiat dá carro para internauta
Reprodução do Post em que a Fiat responde à internauta no Twitter (Reprodução)

A Fiat não comprou espaço no BBB deste ano e a Chevrolet aproveitou para preencher esse espaço. A marca pagou mais de R$ 100 milhões para expor seus carros até o fim da temporada, em abril. Falamos disso aqui.

Ação inesperada

A prova da noite em que a Montana estava envolvida definiu o líder da semana. O atleta conhecido como Cara de Sapato venceu a disputa e ainda ganhou um exemplar da Montana. Foi logo depois disso que a Fiat fez a ação no Twitter.

Apesar da boa sacada, a ação da Fiat pareceu um tanto esquisita da forma como foi realizada e isso foi notado pelo site Geek Publicitário. Nenhuma dúvida é colocada sobre o internauta que fez a postagem, mas alguns aspectos da ação revelam como a Fiat deve ter planejado a postagem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

É que poucos minutos após a marca postar a mensagem alguns perfis de influenciadores começaram a repercutir a ação. Como há indicação nos perfis de que se trata de publicidade paga, o que aconteceu foi que a Fiat não quis correr o risco de dar o carro e o caso não repercutir, já que o usuário que fez a postagem tem poucos seguidores.

Fiat Toro, carro que o internauta ganhou
Picape Toro custa a partir de R$ 140 mil (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Objetivo da ação

De todo modo, a ação parece ter atingido seu objetivo e para isso a Fiat gastou o preço do carro (cerca de R$ 150 mil) e mais o que pagou aos influenciadores que repercutiram. Isso é bem menos que os R$ 100 milhões que a Chevrolet paga para colocar a marca na TV, ainda que o público seja bem menor e tenha hábitos diferentes.

O objetivo da Fiat era criar um fato e gerar repercussão como criou aqui neste texto. Como o BBB é um programa que tem sucesso ao integrar internet e tv, no momento em que o programa está no ar ele praticamente monopoliza as discussões na timeline brasileira da rede social.

Já no momento da ação os comentários com a hashtag #bbb23 eram em maior número sobre o retorno de um dos participantes ao programa e a maioria citava o termo “Fiat dá carro para internauta”. Outro grupo comentava sobre a nova picape da Chevrolet que estava em destaque naquele momento no estúdio do programa.

Trend

Com essa ação, a Fiat queria ficar com a fatia dos que estavam comentando sobre o carro. Conseguiu. Já pela manhã do dia seguinte o nome Fiat era o quarto mais comentado, com 30 mil tweets. Já o termo “Montana” era apenas o décimo quinto nos comentários, com 23 mil.

A Chevrolet revidou a ação da Fiat com um twit bem humorado, feito logo após a ação:

Montana vai mexer no mercado

A picape da Chevrolet é uma ameaça real à liderança da Fiat Toro na categoria e falamos disso aqui. Esse produto da Chevrolet é baseado no Tracker e é praticamente uma versão com caçamba do SUV.

Com motor 1.2 de 133cv de potência, a Montana é 22cm menor que a Toro em comprimento, mas tem mais espaço dentro da cabine.

O que preocupa a Fiat, no entanto, é o preço do veículo. A versão mais cara da picape da Chevrolet custa o mesmo que a versão mais barata da Toro. Com isso a Fiat já está se mexendo para criar uma versão mais equipada e que deve trazer novos elementos visuais na Strada, além do motor 1.0 turbo que hoje equipa o Pulse.

Ou seja, a Fiat deve colocar a Strada para brigar com a nova Montana. Mas para isso especula-se que fará com a picapinha o mesmo que fez com o Argo: encheu a carroceria de apliques e colocou peças maiores, como o aerofólio gigante na traseira, colocou motor turbo e assim foi criado o Pulse.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários