A Fiat fez uma ação de publicidade na noite desta quinta-feira (26) e deu uma picape Fiat Toro para um internauta que comentava sobre a prova do líder do Big Brother Brasil, da TV Globo. O programa é patrocinado pela rival Chevrolet, que naquele momento lançava a nova picape Montana. A ação da Fiat tinha como objetivo ofuscar a repercussão do novo produto da concorrente nas redes.
Durante a realização da prova o internauta fez uma referência à Fiat ter patrocinado o BBB em quase todas as suas edições. Ele postou: “Que estranho não ser uma prova valendo um Fiat Toro”.
Em seguida o perfil da Fiat respondeu:
“Oi @soncini_, uma líder de vendas como eu jamais te abandonaria e por isso vamos te dar uma Fiat Toro zerinho de presente. Não tem prova hoje, mas vai ter carro sim. Quer jeito melhor de matar essa saudade?”
A Fiat não comprou espaço no BBB deste ano e a Chevrolet aproveitou para preencher esse espaço. A marca pagou mais de R$ 100 milhões para expor seus carros até o fim da temporada, em abril. Falamos disso aqui.
Ação inesperada
A prova da noite em que a Montana estava envolvida definiu o líder da semana. O atleta conhecido como Cara de Sapato venceu a disputa e ainda ganhou um exemplar da Montana. Foi logo depois disso que a Fiat fez a ação no Twitter.
Apesar da boa sacada, a ação da Fiat pareceu um tanto esquisita da forma como foi realizada e isso foi notado pelo site Geek Publicitário. Nenhuma dúvida é colocada sobre o internauta que fez a postagem, mas alguns aspectos da ação revelam como a Fiat deve ter planejado a postagem.
É que poucos minutos após a marca postar a mensagem alguns perfis de influenciadores começaram a repercutir a ação. Como há indicação nos perfis de que se trata de publicidade paga, o que aconteceu foi que a Fiat não quis correr o risco de dar o carro e o caso não repercutir, já que o usuário que fez a postagem tem poucos seguidores.
Objetivo da ação
De todo modo, a ação parece ter atingido seu objetivo e para isso a Fiat gastou o preço do carro (cerca de R$ 150 mil) e mais o que pagou aos influenciadores que repercutiram. Isso é bem menos que os R$ 100 milhões que a Chevrolet paga para colocar a marca na TV, ainda que o público seja bem menor e tenha hábitos diferentes.
O objetivo da Fiat era criar um fato e gerar repercussão como criou aqui neste texto. Como o BBB é um programa que tem sucesso ao integrar internet e tv, no momento em que o programa está no ar ele praticamente monopoliza as discussões na timeline brasileira da rede social.
Já no momento da ação os comentários com a hashtag #bbb23 eram em maior número sobre o retorno de um dos participantes ao programa e a maioria citava o termo “Fiat dá carro para internauta”. Outro grupo comentava sobre a nova picape da Chevrolet que estava em destaque naquele momento no estúdio do programa.
Trend
Com essa ação, a Fiat queria ficar com a fatia dos que estavam comentando sobre o carro. Conseguiu. Já pela manhã do dia seguinte o nome Fiat era o quarto mais comentado, com 30 mil tweets. Já o termo “Montana” era apenas o décimo quinto nos comentários, com 23 mil.
A Chevrolet revidou a ação da Fiat com um twit bem humorado, feito logo após a ação:
Montana vai mexer no mercado
A picape da Chevrolet é uma ameaça real à liderança da Fiat Toro na categoria e falamos disso aqui. Esse produto da Chevrolet é baseado no Tracker e é praticamente uma versão com caçamba do SUV.
Com motor 1.2 de 133cv de potência, a Montana é 22cm menor que a Toro em comprimento, mas tem mais espaço dentro da cabine.
O que preocupa a Fiat, no entanto, é o preço do veículo. A versão mais cara da picape da Chevrolet custa o mesmo que a versão mais barata da Toro. Com isso a Fiat já está se mexendo para criar uma versão mais equipada e que deve trazer novos elementos visuais na Strada, além do motor 1.0 turbo que hoje equipa o Pulse.
Ou seja, a Fiat deve colocar a Strada para brigar com a nova Montana. Mas para isso especula-se que fará com a picapinha o mesmo que fez com o Argo: encheu a carroceria de apliques e colocou peças maiores, como o aerofólio gigante na traseira, colocou motor turbo e assim foi criado o Pulse.