A Associação Brasileira do Veículo Elétrico divulgou os aguardados números sobre a eletrificação no país. Como esperado, os eletrificados bateram recorde de vendas no Brasil, mas elas ainda são baixas.
Todo começo de ano é marcado pela divulgação de dados consolidados de mercado no ano que passou. Ainda esta semana, Anfavea e Fenabrave devem números de produção, de vendas e de exportação de veículos. A ABVE saiu na frente e divulgou os dados dela.
Foram comercializados em 2022 49.245 veículos eletrificados – híbridos, híbridos plug-in e elétricos – alta de 41% sobre 2021, quando foram vendidos 34.990 unidades. O número ficou quase na meta da ABVE, que era de 50 mil vendas.
Dezembro terminou como o segundo melhor mês da série histórica, com 5.587 vendas, perdendo apenas para setembro deste ano, que teve 6.391 emplacamentos.
“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículo convencional”, disse o presidente da ABVE, Adalberto Maluf.
Como comparação, a Alemanha, que é um país muito mais rico, mas com menos da metade da população brasileira, foram vendidos mais de 100 mil veículos eletrificados em 2022, o dobro. Nos EUA, só de 100% elétricos, foram mais de 600 mil vendas no ano passado, mostrando que nosso mercado ainda tem muito chão pela frente.
Quantos carros eletrificados estão em circulação no Brasil?
Com os números consolidados de 2022, o total da frota eletrificada em circulação no Brasil já está em 126.504 veículos, aponta a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
A grande fatia de vendas em 2022 foi de híbridos (HEV), com 62% do total de vendas de eletrificados, ou 30.439 unidades. Depois aparecem os híbridos plug-in (PHEV), com 10.348 vendas ou 21% das vendas. Os veículos 100% elétricos (BEV) representaram 17% das vendas de eletrificados no ano, com 8.460 unidades comercializadas.
A expectativa é de números melhores este ano. Em 2022, por exemplo, apenas uma empresa fabricava veículos eletrificados no país, a Toyota, em Sorocaba e Indaiatuba-SP.
Em 2023, a Great Wall Motors e a CAOA Chery já anunciaram que fabricarão veículos elétricos híbridos no Brasil. Outras montadoras também finalizam estudos para começar a fabricar veículos eletrificados no país a partir de 2024.
“Agora, é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão, em sintonia com as metas de descarbonização e avanço da industrialização anunciadas pelo novo governo”, disse o presidente da ABVE, que emendou. “Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil. E o mais importante: essa nova indústria gerará empregos de qualidade para os brasileiros e investirá em pesquisa e inovação”, completou.
Na véspera de tomar posse como ministro da Fazenda, Fernando Haddad sinalizou que irá dar incentivos ao setor. A conferir.