Pelé e carro da Gurgel estrelaram filme de futebol dos Trapalhões

Filme lançado em 1986 trazia o Gurgel X-15 como meio de transporte do "Galinheiro Futebol Clube"

O rei Pelé faleceu nesta quinta-feira (29) e reviramos o baú de histórias para lembrar o Rei como ator de cinema. Didi, Dedé, Mussum, Zacarias, Pelé e um Gurgel X-15 são os astros do filme “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, lançado nos cinemas em 1986.

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Nessa história os Trapalhões formam o time do “Galinheiro Futebol Clube”. A história vai em torno da disputa pela administração do clube que é disputada por dois cartolas do futebol. Nessa disputa há dispensa de jogadores e um sequestro do craque do time na véspera de uma decisão.

Gurgel X-15 sem capota e com 15 passageiros dentro… Cabe todo mundo (foto: reprodução)

O Gurgel X-15 é o “busão” do time, embora seja um jipe para sete ocupantes. Logo no começo do filme ele aparece levando 15 pessoas (15!!!). Entre eles estão os trapalhões Zacarias, Mussum, Dedé e Didi. Eles são da equipe técnica do time, sendo que Didi é o técnico.

Pelé é um jornalista esportivo que faz parceria com a tal equipe técnica. Quando os principais jogadores do time são sequestrados eles assumem as funções em campo e ganham o campeonato estadual. Além disso, revelam o crime do dirigente-vilão. Não é digno de Oscar, mas é bem curioso. O elenco também conta com Luiza Brunet, que é a dona do bar do estádio do “Galinheiro FC”.



O filme, na íntegra, está disponível no Youtube:

Os Trapalhões e o Rei do Futebol, disponível no Youtube

Como é o Gurgel X-15?

O X-15 é um utilitário da Gurgel apresentado no XI Salão do Automóvel de São Paulo. Ele foi definido assim pelo jornal OGlobo em 1978: “um jipão de características robustas, com capacidade para sete pessoas ou duas pessoas e meia tonelada de carga”.

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O carro foi projetado para atender o mercado civil e o militar. É um veículo todo-terreno com visual grotesco e que foi muito criticado na época por isso. No meio militar também não foi um sucesso. A Gurgel chegou a enviar o modelo para o exterior, dois exemplares foram parar em testes no exército suíço, mas não houve interesse em ampliar essa encomenda.

A proposta da Gurgel era oferecer um veículo forte para enfrentar as estradas brasileiras da época. O carro tinha uma altura do solo respeitável (35 cm), mas não tinha tração 4×4. A Gurgel compensava isso com um sistema chamado “Selectraction”, que eram alavancas operadas pelo motorista que bloqueavam as rodas traseiras de maneira independente, e também um guincho na frente.

O câmbio era manual de quatro marchas. O motor era o Volkswagen AP-1600 de 4 cilindros, o mesmo que equipava a Kombi na época e que tinha proposta semelhante e custava 25% menos que o carro da Gurgel. Isso também ajudou a matar o veículo, segundo registrou o jornal OGlobo na época.

O X-15 foi lançado sem opção com teto rígido e o opcional que existia para ele na época era uma capota de lona. Depois foi lançado o X-15 TR, que já tinha um teto rígido (o significado do TR da sigla). A linha X-15 durou até 1982 e foi substituída pelo G800.

Publicada originalmente em

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