Causadora do maior recall da história, os airbag Takata fizeram mais uma vítima. É a quinta pessoa a morrer por causa do item só este ano. A informação foi confirmada pela Chrysler, montadora que fabricou o veículo em questão, um Chrysler 300 ano 2010. O caso foi nos Estados Unidos.
Já são mais de 30 mortes no mundo todo, 24 nos EUA, além de centenas de vítimas feridas, uma parte em estado grave. Há casos no Brasil.
Nos últimos anos, diversas montadoras anunciaram recall do item. Em uma atitude mais extrema, a GM decidiu até dar dinheiro para quem atendesse ao chamadoso. Já a Honda chegou a recomprar veículos com a peça defeituosa. No mundo todo, mais de 100 milhões de recalls foram cumpridos, mas muitos motoristas simplesmente ignoraram os chamados.
O airbag Takata foi um tipo de airbag fabricado pela empresa japonesa Takata Corporation que foi utilizado em muitos veículos produzidos entre os anos de 2000 e 2018. Em 2014, a empresa foi investigada pelos órgãos de regulação de segurança automotiva nos Estados Unidos.
Os airbags Takata podem explodir ao serem inflados, o que pode causar ferimentos graves ou até mesmo a morte dos ocupantes do veículo. Isso ocorre porque os airbags Takata utilizam uma bolsa inflável de amônia que, quando exposta à umidade e ao calor, pode se degradar e se fragmentar ao ser inflada. Isso pode causar a expulsão de fragmentos metálicos na direção dos ocupantes do veículo, causando ferimentos graves.
Em 2017, a Takata declarou falência e, desde então, os fabricantes de veículos assumiram o ônus da troca dos airbags por opções mais seguras.
Todos os motoristas que tiverem um veículo equipado com airbags Takata devem verificar se o modelo está incluído em um recall e fazer a substituição dos airbags o quanto antes.