Elétrico da JAC zera em teste de segurança e recebe críticas pesadas dos avaliadores

Teste realizado por instituto independente aponta problemas graves no veículo que também é vendido no Brasil

O programa de avaliação de carros Latin NCap divulgou novos resultados de testes de segurança nesta terça-feira (13/12). Foi avaliado o compacto elétrico JAC E-JS1 e os resultados são ruins, com direito a críticas pesadas dos avaliadores.

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O carro é um carro totalmente elétrico fabricado na China pela JAC Motors. Ele está disponível no Brasil por R$ 160 mil e tem uma autonomia de 300 quilômetros por carga de bateria. No México o veículo é muito usado por taxistas.

Assista ao vídeo do teste:

O JAC E-JS1 é o primeiro carro elétrico a participar da bateria de testes do Latin NCap e os índices obtidos nos testes de segurança são preocupantes. Na proteção aos adultos o veículo teve 0% na classificação, para crianças apenas 6%. Isso resulta em zero estrelas para o veículo em um total de cinco possíveis.



A avaliação destaca ainda que o elétrico da JAC apresentou estrutura instável quando houve impacto frontal. Essa fragilidade é algo perceptível até mesmo no vídeo do teste que colocamos acima.

Ainda foi destacado que a proteção torácica do motorista foi pobre e isso significa “alta probabilidade ferimentos com risco de vida”, segundo o instituto. Também a corrente elétrica do veículo não foi cortada após a colisão, o que indica mais um risco aos ocupantes.

Já mostramos anteriormente outros testes do Latin NCap, que é um instituto independente que faz testes de veículos vendidos na América Latina e no Caribe:

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Leia mais sobre outros testes do Latin NCap:
– Fiats Cronos e Argo zeram em teste de segurança. Taos tem nota máxima
– Polo decepciona no teste da Latin NCap; Virtus e Corolla vão bem
– Tracker recebe nota máxima em teste de segurança
– Nivus gabarita em teste de segurança

Críticas dos avaliadores

Nos destaques à imprensa os avaliadores destacaram que a JAC vende por um lado a solução para a preservação do planeta, mas negligencia do outro a segurança dos ocupantes. “Atingir altos padrões de segurança e desempenho ambiental não são mutuamente excludentes. Há alguns desafios de segurança na mudança para veículos elétricos que a indústria automotiva pode e deve enfrentar se o objetivo de zero colisões e zero emissões na estrada quer ser alcançado”, disse David Ward, da Towards Zero Foundation.

Na mesma linha foi o secretário geral do Latin NCap: “o status ‘amigável como o meio ambiente não deve ofuscar a relevância da segurança do veículo. Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC”, disse , Alejandro Furas.

Elétrico da JAC zerou em teste de segurança (foto: Latin NCap/ divulgação)

Vale pontuar que todo carro que é vendido em território nacional deve seguir a legislação do país, que ainda é muito básica em relação à segurança. Por exemplo, são exigidos apenas os dois airbags frontais como condição mínima.

O que é o teste Latin NCap?

O teste do Latin NCap serve como parâmetro para a indústria e também para compradores. Em 2020 o teste foi mudado e a régua subiu. Desde então apenas veículos da Volkswagen da Toyota e da Chevrolet vendidos no Brasil atingiram a nota máxima.

O Latin NCap testa veículos aleatoriamente e também quando há pedido direto da marca. Quando isso acontece, o teste vem acompanhado desta informação. O teste porém, não tem qualquer relação com o governo brasileiro. Ou seja, mesmo que um veículo zere no teste, não há qualquer empecilho para que ele continue sendo vendido e também fica a critério da marca fazer alterações de segurança no produto.

O que acontece não raramente é que as marcas com carros bem avaliados utilizam isso em propaganda, como a Chevrolet tem feito com o Tracker após obter nota 5. Quando a nota obtida é ruim, as marcas preferem simplesmente ignorar a avaliação. O consumidor brasileiro, ainda pouco exigente quanto ao assunto segurança, acaba também passando batido por esse ponto.

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