A cada 10 picapes vendidas no Brasil, 5 são da Fiat. E a montadora italiana quer mais. Ela confirmou que irá lançar um novo modelo para concorrer acima da Strada e Toro, numa faixa de mercado muito disputada, com Toyta Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
A Fiat não revelou nome nem detalhes sobre o novo modelo, previsto para o segundo semestre de 2023. Divulgou apenas a foto da picape camuflada. Mas já se sabe que ela será baseada no Peugeot Landtrek.
O Peugeot Landtrek é uma picape média lançada em 2021 na Tunísia e atende a mercados africanos, asiáticos e latino americanos. Em países como México, Guatemala e Peru, ele atende como Peugeot, mas aqui será Fiat.
É algo comum desde a criação da Stellantis, que uniu todas as marcas sob o mesmo guarda-chuva. No nosso mercado, onde a Fiat é bem quista, muitos lançamentos são com a marca italiana. Na América do Norte, em geral, as mesmas picapes são venvidas sob emblema da RAM e assim por diante.
O uso da picape da Peugeot como Fiat é uma espécie de troca, já que o Fiat Fiorino foi rebatizado como Peugeot Partner Rapid no nosso mercado.
“A chegada desse novo modelo completará o portfólio de picapes da marca. Assim, a Fiat passará a cobrir o segmento quase em sua totalidade. Vale dizer que a marca já vendeu mais de 2,1 milhões de veículos com caçamba no Brasil (quase 2,5 milhões na América do Sul) até hoje e que esse é o segundo segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Nessa categoria tão importante, as picapes médias (D) representam quase 40% de todo o segmento. Com Toro e Strada, a Fiat já possui mais de 50% do mercado, ou seja, uma em cada duas picapes vendidas no país são da marca”, disse a empresa em comunicado à imprensa.