A picape Montana está voltando ao mercado. A versão compacta, que concorria com Saveiro e Strada, deixou de ser fabricada no ano passado. A partir de então a Chevrolet começou a desenhar um novo produto para concorrer na faixa da Fiat Toro, que reina praticamente sozinha no mercado há seis anos.
Neste texto há a apresentação da nova Montana de acordo com o que foi mostrado até agora pela Chevrolet e uma comparação com a versão similar da Fiat Toro.
Nossa primeira impressão é que a Chevrolet fez a lição de casa. Com a ressalva que o carro ainda não está disponível para test-drive, o produto é bonito e chega com preço para tirar o sono da concorrente Fiat. É que a nova Montana chega com preço inicial de R$ 134 mil.
É R$ 14 mil mais barata que a versão mais simples da Fiat Toro e é praticamente o mesmo preço da versão mais top da Fiat Strada, a atual líder nacional de vendas. Ou seja: a concorrente vai ter que rebolar um pouco com sua tabela de preços.
A nova Montana é como se fosse uma picape do Tracker. O tamanho e o visual são semelhantes, mesmos traços. Já a plataforma e o conjunto mecânico são os mesmos do SUV.
Abaixo fizemos um comparativo de pós e contras entre os dois produtos. Mais uma vez com a ressalva: nós ainda não dirigimos o carro da Chevrolet.
Preço
A Chevrolet surpreendeu divulgando que a versão LTZ custará inicialmente R$ 134 mil. A versão topo de linha, chamada Premier, custará R$ 140 mil inicialmente. Ainda é R$ 8 mil mais barata que a versão mais simples da Toro.
A Chevrolet ainda não divulgou o preço da versão mais simples, com câmbio manual, mas ao que indica ela concorrerá com várias versões da Fiat Strada. Também vai dar dor de cabeça pra Renault, que tem o simples Oroch nessa faixa.
No quesito preço temos um golaço da Chevrolet. Olho na concorrência agora.
Motor
O motor é o 1.2 turboflex com 133 cavalos de potência. É o mesmo motor que equipa as versões mais caras do Chevrolet Tracker, que nós já testamos e podemos afirmar: é um ótimo motor que não deve nada para o 1.3 turbo da Fiat Toro. Há um destaque aqui para o produto da Chevrolet: o motor do Tracker é mais econômico que o motor da Toro.
O consumo na gasolina é de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Já com etanol o consumo é 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.
A Toro faz 6,5 km/l e 8 km/l com etanol e com gasolina faz 8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.
Dimensões
São 874 litros de espaço na caçamba. A Toro tem um pouco mais de capacidade: 937.
No tamanho a picape da Chevrolet é menor que a da Fiat. São 4,72m de comprimento e 1,8m de largura. A Toro tem 4,94m e 1,84m. Segundo a Chevrolet o espaço interno da Montana é maior que o da concorrente, mas por uma diferença de milímetros.
Versões
Haverá uma versão manual do carro que ainda não foi mostrada por que essa versão não está disponível na pré-venda. O objetivo desta versão é claro: concorrer com a Fiat Strada.
A Fiat Toro ainda mantém sua versão a diesel, o que é um ponto positivo da Fiat. A picape da Chevrolet não terá versão diesel.
Segurança e acessórios
No quesito segurança a Chevrolet colocou seis airbags no veículo. É o mesmo que a Toro oferece, mas é mais do que a Strada oferece.
A Chevrolet desenhou ainda itens para caçamba que servem como divisórias. É um projeto exclusivo da marca para a Montana e está incluído nos modelos da pré-venda.
O carro tem ainda sensor de estacionamento, câmera de ré, alerta de ponto cego, faróis full-LED e carregador de celular sem fio. Além da central multimídia com suporte para smartphones Apple e Android. Pelo preço em comparação com os itens oferecidos, a picape da Chevrolet ganha o destaque.
Outros concorrentes
Como nós adiantamos, as categorias das picapes terão concorrência ferrenha a partir de agora. Na categoria da nova Montana estão a Fiat Toro, a Renault Oroch e a Ford Maverick.
Oroch e Maverick não alteraram nada no mercado desde que chegaram. Isso pode ser explicado pelo produto da Renault ter servido como um figurante da Duster durante os últimos anos. A marca percebeu isso e retirou o prenome “Duster” do produto e ainda colocou novo motor. Ainda não surtiu efeito.
Já a Ford Maverick está mais para uma Ranger simplificada do que para uma concorrente da Toro. A picape é mais robusta, mas a marca exagera no preço, que já avança além dos R$ 235 mil. Outra limitação da Maverick é que ela é importada. Isso influencia no preço e no volume de veículos disponível nas concessionárias.