Se você conhece um pouco de automóveis já deve ter ouvido o nome de Giorgetto Giugiaro. O designer italiano tem atualmente 84 anos e é criador do design de vários sucessos da indústria automotiva mundial. Muitos deles vendidos no Brasil.
Na conta de Giugiaro estão desde o desenho do Passat clássico que conhecemos no Brasil até o DMC-12, o popular DeLorean do filme “De Volta para o Futuro”, que falamos inúmeras vezes aqui no Turboway.
Giugiaro começou sua carreira na Fiat em 1955. Quando ele tinha 17 anos e ainda estava na faculdade de artes um engenheiro da marca italiana viu seus desenhos expostos na instituição de ensino e resolveu contratá-lo. Não deu certo.
Nenhum projeto de Giugiaro foi aprovado nesta passagem pela Fiat e ele acabou indo fazer um teste no conceituadíssimo estúdio Bertone. O desenho do teste de Giugiaro acabou virando o Alfa Romeo 2000 em 1958 (foto abaixo). A curiosidade aqui é que o primeiro desenho de Giugiaro que virou um carro de verdade veio parar no Brasil.
É que a extinta fabricante brasileira FNM (pronuncia-se fenemê) obteve uma licença da Alfa Romeo para fabricar o carro por aqui. Ele recebeu o nome de FNM JK (em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek) e depois FNM 2000.
No estúdio Bertone ele criou modelos para a Alfa Romeo e Ferrari. Foram seis anos. Em 1968 ele criou o próprio estúdio chamado Italdesign. Aí começa o voo solo de Giugiaro.
Nos primeiros anos de carreira o italiano trabalhou muito em carros da Alfa Romeo, mas também fez desenhos para BMW, Maserati, Lamborghini e Ferrari. Porém o carro de maior sucesso comercial da carreira do designer foi o primeiro Golf alemão, que por sua vez inspirou o nosso Gol. Para a Volks ele ainda desenhou o Passat e o Scirocco, modelo que não foi vendido no Brasil.
Foi a Italdesign responsável por desenhar o Fiat Uno da primeira geração que foi um grande sucesso na Europa e no Brasil. Depois criou os Fiats Punto e Idea, carros vendidos por aqui na década passada.
A família Palio (Palio, Siena, Strada e Weekend) originalmente foi desenhada pelos designers da própria Fiat. Mas quando a marca precisou revitalizar os modelos, em 2000, contratou a Italdesign. O resultado é que a segunda versão da família Palio tem a assinatura de Giugiaro.
Outra grande contribuição de Giugiaro para a indústria automotiva foi o Hyundai Pony, na década de 70. A Hyundai tinha poucos anos ainda no mercado de carros e só fabricava modelos ocidentais sob licença.
Foi aí que os executivos da empresa sul-coreano resolveram contratar os serviços do designer italiano para o Pony, o carro que foi responsável pelo grande sucesso inicial da Hyundai. Curiosamente, foi o desenho do Pony que serviu de inspiração para Giugiaro criar o desenho do Delorean. Falamos disso aqui.
O Delorean foi um fracasso comercial em 1981 devido ao conjunto mecânico e muitas deficiências na construção. O desenho, no entanto, foi consagrado anos depois com o filme “De Volta para o Futuro”, que escolheu o carro ao acaso, sem influência da fabricante que já estava falida nesta época.
Giugiaro ainda é responsável pelo desenho dos carros da Saab, a fabricante de aviões que se aventurou na área automotiva. Também entra na lista o Lotus Sprit, que já foi estrela de filme de James Bond e inspirou o design da picape da Tesla.
Ainda nesta lista está o Suzuki SX4 de 2007, que era um projeto da Suzuki em associação com a Fiat. Na Europa o carro foi vendido como Fiat Sedici (Dezesseis em italiano). Aliás, uma curiosidade: sabe por quê 16? Porque o carro era 4×4 (estamos falando sério!).
Depois de inúmeros sucessos criados a Italdesign foi vendida em 2010 para a Volkswagen. O filho de Giugiaro, Fabricio Giugiaro, seguiu os passos do pai.
Veja alguns dos carros que foram criação do estúdio de Giorgetto Giugiaro: